terça-feira, 15 de junho de 2010

ESGOTAR SENTIMENTOS



Hoje, em razão do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, mudei a rotina que estou tendo de caminhar pela manhã. Fiz após a partida.

Mas no roteiro que percorro, à beira da orla, fiquei pensando que praticamente todas pessoas desse Brasil pararam em torno das 14 horas para, finalmente, assistirem o Brasil em campo.

E o que se deu conosco antes desse dia... quantos planos fizemos, abastecendo a dispensa e premeditando assistir uma partida regada a cerveja, a pipocas, a batatinha frita... Fomos liberados do trabalho previamente e a ansiedade de dias chegou ao fim em 90 minutos.

Com um resultado concreto - perder ou ganhar - saímos das expectativas e nossos sentimentos ancoraram, se esgotaram exauridos ... se aquietaram. A pipoca terminou... a cerveja findou... as vuvuzelas abrasileiradas consumiram o fôlego.

Esgotou-se, em 90 minutos, semanas de ansiedade...medo de perder ... de estranhamentos com aquilo que desconhecíamos... Fomos "apresentados" a esse que nos fez projetar o futuro.

E tudo terminou... Aquela aflição foi embora.
Voltou-se ao "normal".

Assim é a vida ...

Criamos fantasias de que amanhã - amanhã - iremos vencer, o amor irá voltar ao que era antes ou irá chegar...Vamos dilatando prazos para acontecer. Erroneamente, não estabelecemos nem data nem hora e a ansiedade mina...corroi. Guiamo-nos pela ilusão.

Deveríamos é aplicar sob nossas expectativas de felicidade algumas gotinhas de realismo, examinando a fundo se temos capacidade de mudar as coisas, as possibilidades de ter sucesso no intento.

Tínhamos que nos conduzir como esse jogo que, obrigatoriamente, começou e terminou. Não guardou nada. Seguirá límpido.

Se esgotarmos sentimentos guardados e ilusoriamente guarnecidos com excessos de sentimentos estaremos abrindo uma nova janela ao tempo, único e precioso "ouro" que dispomos.

Portanto, há que se esgotar, para o nosso bem, amores inacabados... planos impossíveis de executar ... brigas que não levarão à mudanças ... submissões frustrantes... enganos.

Darmos '90 minutos' a nossa agenda pessoal é viver com realismo.

Poderemos não colher os frutos que sonhamos saborear, mas, com certeza, os grandes inimigos que são a ansiedade, a perda de tempo e a ilusão perderão seu lugar ... Por certo, perderão seu lugar.

0 COMENTÁRIOS: