sexta-feira, 27 de maio de 2022

O menino e o sorvete (homenagem ao excepcional jornalista David Coimbra que hoje nos deixa)

 




O menino e o sorvete


Há muitos anos, o jornalista David Coimbra fez um de seus incontáveis textos sobre, se não me falha à memória, um menino pobre das bandas do I.A.P.I. que havia ganhado um sorvete com várias bolas coloridas de sabores. Não cabia em si de contentamento porque não tinha dinheiro para comprar um sorvete e aquele era um presente cheio de encantamento. Contudo, ao voltar para casa com seu sorvete, tropeçou e suas bolas se espatifaram no chão e, com o calor que fazia, o que sobrou foi derretendo...

Logicamente que eu, simples leitora, não saberia aqui dizer a forma como David Coimbra retratou aquele trágico evento. O uso de suas palavras, o sentimento que impunha a cada parágrafo de seus textos era e será sempre de um brilhantismo único, somente expresso por profissional da escrita de seu gabarito.

Naquela ocasião fui procurá-lo na redação de Zero Hora para lhe dizer o quão comovida fiquei com essa história. Recebeu-me com carinho, agradecido e me levou até sua mesa de trabalho, um ambiente amplo cheio de jornalistas. 

Saí de lá com a alma leve e feliz, contente por ter lhe dito o quanto gostei daquele seu texto.

Hoje nos deixa David Coimbra e não saberá que essa chuvinha miúda, triste, que caiu na Capital durante todo dia, foram lágrimas singelas que derramaram todos seus amigos, seus leitores, seus admiradores em perfeita consonância de respeito, consideração, admiração pelo grande escritor que tivemos o prazer de conhecer.

Um beijo David...obrigada por tudo.


Maria Marçal

0 COMENTÁRIOS: