sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PRIMOS: A HERANÇA DA UNIÃO EM FAMÍLIA






O papel dos primos nas nossas vidas tem uma significação especial, além da responsabilidade de dar continuidade ao que nossos pais iniciaram: unir as famílias e suas gerações.

Tenho diversos primos, sendo que uma delas, Maria Helena, presenteou-me a ser madrinha de seu único filho (Marcelo) que hoje é um rapaz bem sucedido residindo na Austrália. Aliás, ela escolheu a mim e esse outro primo,Carlos Assis, que falarei sobre sua incrível viagem à Chicago e ao Alaska.

Primos crescem todos juntos e acaba-se por acompanhar a trajetória de cada um, descobrindo que um virou médico, outro se tornou funcionário público, algum ficou bem de vida, enquanto os demais lutam bravamente para melhorar seu dia a dia.

Mas gosto de imaginar como seria maravilhoso se todos que aqui vierem tivessem, também, uma relação tão fraterna como a que mantenho com o primo Carlos Assis que mora distante de Porto Alegre(Criciúma-SC), mas a cada vinda sua tomamos um vinho, saímos em bons restaurantes para contar de nossas vidas.


Bom demais entrar na maturidade acompanhada dos primos.


Carlos Assis fez nesse mês um passeio formidável. Foi visitar nossa prima americana, Irene que é casada com o Roberto (um mexicano), residentes em Chicago-EUA.

Lá chegando, com um roteiro prévio de férias, deixaram a tia Alice (irmã da mãe) partindo por alguns dias para o Alaska, antes dando uma passadinha em sua casa de praia em Naples - lado oeste da Flórida.


O Carlos me enviou dezenas de fotos, mas ficaria inviável colocá-las todas aqui. Selecionei algumas para vocês.


Andou, pela primeira vez de hidroavião, em Anchorage (Alaska);

Percorreu, num bondinho, as montanhas chegando a um lugar muito parecido com Gramado-RS (claro que maior)- estação de Esqui, onde o hotel que se hospedaram tem um jardim/cemitério (foto), algo indescritível de paz;


Com o Roberto, marido da Irene, presenciou a vista de Sears, no 103º andar;


Como ninguém soube visualizar as pernas de Marilyn Monroe (Chicago);


Teve o prazer de pôr os olhos no Monte Mickinley.


Diria que desse passeio espetacular que meu primo Carlos fez se tira uma lição:

É preciso que se procurem os parentes de mesma geração, porque suas famílias darão seguimento ao estreitamento de laços fundamentados por nossos antecedentes.

Torço que esses abençoados frutos do amor de nossos pais continuem passeando pelo mundo, mas sempre voltando para nos contar como foram essas viagens, a fim de que possamos preservar afetos, administrar êxitos e quedas, comungando belas relações de paz e amor.



Eis algumas fotos de meu primo Carlos Assis, Irene, Roberto (seu esposo), tia Alice...

- Uma vista aérea da ida para o Alaska

- o mapa

- Carlos com Roberto - férias!
- o bondinho
- o passeio pelas montanhas do Monte Mickinley
- o passeio nas geleiras
- o hotel na estação de esqui em Seard
- vista da cidadezinha de Anchorage - Alaska


As últimas fotos -

- Irene e Roberto - prima americana

- Tia Alice - reside em Chicago há décadas

- a casa de praia em Naples da Irene/Roberto, onde nada é cercado, somente belos jardins






























Um dia irei junto com estes primos conquistar mais do que imensas paisagens.. farei o que considero Ouro na vida da gente: desfrutar do amor entre primos.

Excepcional momento esse,Carlos Assis.

Um beijo primos! Carlos, Irene e Roberto.


Maria Marçal

0 COMENTÁRIOS: