segunda-feira, 6 de maio de 2013

AS DUAS ROCHAS DE UMA PERSONALIDADE

 
Tirei esta foto hoje pela manhã na minha caminhada na Orla do Gasômetro



Poderíamos ditar tantas e tantas qualificações para definir o perfil de uma pessoa, mas, no meu entendimento, a essencialidade se restringe apenas a duas posturas:

- Sermos JUSTOS;
- Termos CONSIDERAÇÃO, indistintamente.

O exercício desses predicados definem quem somos... espelham ao outrem a confiança no trato.

No momento atual em que vivenciamos o egoísmo, a ganância desmedida, a prepotência advinda do 'esmigalhar' quem esteja abaixo é vital que se reflita e se pergunte:

- Como somos?
- Será que nossas atitudes refletem o Bem?

O ano passado tivemos acesso à portabilidade podendo mudar o recebimento da folha de pagamento para outra instituição sem qualquer impeditivo.

Naquela ocasião, por julgar interessante a troca, pensei:

- Não posso sair do Sicredi sem dar uma satisfação a quem sempre me tratou com tanta consideração.

Assim, sem necessidade de justificar, fui conversar com minha gerente de contas e expus-lhe do porquê dessa mudança, confessando que estava triste por fazer isso, devido a uma dessas 'rochas' de minha personalidade (ser justa) sinalizar que era o momento do exercício da segunda 'rocha': à consideração.


Na Assembleia do Sicredi Justiça - abril-2013

E por que afirmo isto?

Porque, mesmo tendo mudado de banco, minha relação com à Cooperativa se manteve inalterada. O afeto que presidente, gerência e funcionários do Sicredi mantinham comigo, quando correntista ativa, não mudou.

Permaneci como membro do Conselho Fiscal, continuei a ser procurada com palavras amistosas mesmo sem movimentar a conta como antes, me descobri sendo a mesma pessoa àquela Cooperativa.

Quantos e quantos indivíduos viram o rosto para quem não lhes é mais 'útil"?

Chefias ou em sociedade valemos pelo que 'damos em troca'... infelizmente para muitos errantes.

Tristemente, evidenciamos que as pessoas vivem a elevar apenas quem tem um posto, um nome importante, associando-se ao medíocre exercício da aparência e deixando para trás quem um dia participou de sua vida, deu-lhe a mão solidária nas horas difíceis.

Cair e seguir em frente numa nova condição não pode significar desconsideração por quem nos abraçou anteriormente nem tampouco o senso de justiça deve balançar conforme o vento.

Eis, portanto, duas rochas que pincelam a grandeza do Ser Humano: ser justo e ter consideração.

Hoje voltei ao Sicredi e percebi que nada mudou ...

Continuo sendo uma correntista que exerce à consideração e preza pelo justo.

O resultado dessa relação que não discrimina é um sorriso largo da gerente, dizendo:

- Bom retorno, Maria!




Nossa orla do Guaíba - bonita como a vida



Lindo demais a mensagem de Henrique Chia


Maria Marçal - numa segunda-feira





0 COMENTÁRIOS: