domingo, 27 de setembro de 2009

UM TOQUE DE FORMALIDADE




A gente não sabe quando uma amizade começa nem sequer quando, exatamente, termina.

Sabemos apenas que a amizade é um sentimento que se constrói, quem sabe nos momentos de fragilidade, da necessidade de ter em quem confiar, repartir ....

Um sentimento que se acasala na afinidade e segue transformando em laços, cujos poderão ser momentâneos ou para sempre... ninguém tem a receita de eternidade para esse doce querer.

Como é bom receber um telefonema de um amigo(a) na hora que menos esperamos.

Como é saudável tomar um cafezinho rápido com alguém que um dia foi tão importante em tua vida, mesmo que aquela casa esteja toda de "roupa nova" e o faça sentir-se estranho naquele ninho que entravas sem pedir licença.

É... esse amigo que chega de mansinho - como um irmão gêmeo que te carrega no colo expulsando as torrentes da escuridão, vem e vai sem hora marcada.

Pode ser que Deus nos mostre, nesse instante, a fragilidade da amizade para que saibamos ser nossa vida uma passagem, como nuvem que existe, mas ninguém a segura....

Assim é hora da partida da amizade ... sem culpas, apenas trincada por obra do tempo.

E quando descbrimos a hora de se despedir da amizade?

É quando os olhares, de ambos, não cruzam mais com o mesmo brilho... quando a desculpa se incorpora à conversa ou com a simples presença da formalidade.

Que pena que assim aconteça!

Entretanto, nesse momento, é preciso aprender a desprender-se do que já não é real, do que não se compactua mais com tuas ansias, confianças e desejos.

Que pena... mas é assim uma amizade. Tem início, tem meio e, muitas vezes, fim.

Não um fim triste, porque a amizade verdadeira não faz sofrer, nem tampouco, desapaixonado por essa figura que um dia abriu nossas comportas e mostrou-nos luz na caminhada.

Não! Apenas se trata de um amigo que hoje perfaz outra rota, bem distante da que percorro, emoldurando o esquecimento involuntário... o distanciamento.

Ficará esse sentimento de partida da amizade se agarrando a um cumprimento menos íntimo, "desabrigado, desprotegido", mais formal ... identificado com o doce predileto que devoramos em segundos, ficando apenas seu delicioso sabor registrado em algum lugar da mente.

Assim, quando UM TOQUE DE FORMALIDADE estalar a taça de cristal... é chegado o momento de deixar-se ir... permitindo ficarem lembranças boas... sem ferir, sem marcar a pele macia e delicada de uma amizade.

Au revoir, mon ami.
Hasta luego, mi corazón.
Adeus, meu amigo.





Fonte | Vídeo: YouTube | Canal de rosaviragh

0 COMENTÁRIOS: