quarta-feira, 25 de novembro de 2009

AGUARDANDO O SONO CHEGAR



Ana e seu esposo, Roberto - meus amigos do peito lá nos Peru da vida!

Tenho o prazer de ter duas Anas, amigas do peito. Essa da foto foi minha companheira de trabalho, dentista, que a chamava de Doutora aqui. Agora está no Peru curtindo uma nova vida com o Roberto, show de arquiteto.

Mas essa amiga sempre teve um slogan: arrastava os pés do sono o dia todo!

Como era engraçado ver a Ana chegando para trabalhar sempre com sono... então ía a Maria aqui fazer mil peripécias em assuntos que a tiravam daquele destino de deitar e acordar só daqui 20 horas!

Minha mana Isabel é assim, também. Adora dormir. Ah! de mim se lhe telefono num final de semana pelas 08hs da manhã! Seria esquartejada em pensamento! rsrs

Nós, os aposentados de carteirinha,na sua maioria, gostamos de levantar cedo.
Tomar um chimarrão.. ouvir as notícias no rádio às 08:00 horas ... preparar o café da manhã ... se deliciar em abrir a janela e olhar o infinito...

Prazeres ... prazeres adquiridos.

Mas tem o ANTES de dormir. Antes de mergulhar nas águas do sono.

Nesse momento encontramos, hoje, uma outra legião de protagonistas: os sonâmbulos... aqueles que não vem o sono e vão para televisão ver o Jô até duas da madrugada ... tomam mil cafezinhos ... e, aqueles muito conhecidos que são os internautas: acompanhantes das madrugadas que aguardam pelo sono.

O computador veio com duas missões: provocar ou tirar o sono.

Minha filha, Maria Júlia, adora ficar no computador até tarde e agora meu genro a acompanha nessa empreitada de se manterem "antenados com seus amigos via orkut, msn, etc" até o momento de se recolherem. Por vezes ela, no meu msn, me chama:


Maria Júlia

- Oi! mãe... um beijo pra ti, tá?
- Oi, filha! ...tá, meu amorzinho. Dorme bem. Te amo filha!
- tá...tchau, mãe!
- tchau, filha!

É muito bom as pessoas terem, ao natural, sono e quase automaticamente caírem na cama e dormir. Já, a situação oposta, requer mesmo driblar esse "morcego".

Agora não temos mais o balanço do colo de nossas mães para dormir no automático.

Achamos substitutos: um radinho de cabeceira bem à mão para ouvir música ou assuntos interessantes que se extendem madrugada afora;

Ler um livro que seja leve...preferencialmente um romance... meditações ... livros de auto-ajuda ou do vasto campo espiritual... muitas opções, mas leitura!

Ligar o abajur com uma luz convidativa ao sono (bom esse método).



E, por último, estar consciente de que existem duas escolhas para aguardar o sono chegar. Precisas escolher qual o lado do viaduto que queres seguir na tua vida:



A faixa da esquerda (do coração) te diz: DORMIR ACOMPANHADA(O)!
A faixa da direita (livre) tem uma seta bem nítida: DORMIR SOZINHA(O)!

A primeira delas é quando o amor está ao seu lado, com rendição absoluta.
Um sono que chega à dois. A pele dos pés começa a acariciar a outra pele morna e, de baixo para cima, as emoções vão se esvaindo num fechar de olhos simultâneos.
Os envolvidos conseguem sentir o amor noturno. É linda essa opção!

A segunda, dormir sozinha(o). A cama é nosso mundo!
Somos soberanos em espaço e não obedecemos ninguém!
O perfume da noite chega e, como fumaça, atinge a solidão branda, serena... sem pressa de mudar e, talvez, optando por se acomodar assim mesmo nos destinos traçados por Deus.

Aguardando o sono... quantas coisas boas ... quantos fantasmas perambulam até descobrir-se qual o melhor lado de acomodar a cabeça no travesseiro com pena de ganso!

Será que o aguardar o sono chegar ainda abriga sonhos de mudanças ou se perpetua no dormir com Anjos de dois sexos?

Eu não sei a resposta....

0 COMENTÁRIOS: