terça-feira, 13 de julho de 2010

FALTOU QUÓRUM!















Hoje, como integrante da União Gaúcha que trata sobre assuntos da Previdência Social do Estado, fomos assistir a reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa que daria condições, se aprovada, para votação em plenário posteriormente de projeto de interesse público.

Com um frio de quase 5º estavamos lá às 9 horas, horário previsto para iniciar a sessão: membros da União Gaúcha e outras tantas pessoas buscando pela aprovação de seus pleitos.

Dentre outros assuntos, a agenda da reunião tinha na sua Ordem do Dia:

- O nosso - que propõe modificações importantes no IPE-SAÚDE dos funcionários públicos do Estado;

- Recompõe vencimentos dos servidores do TC do Estado;

- Institui a Política Estadual de Saúde do Homem;

- Projeto que dispõe sobre o reajuste dos pisos salariais no âmbito estadual para categorias específicas;

- Dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal para estimular projetos de fortalecimento da atenção básica e especializada em saúde;

- Dispõe sobre a organização do Sistema Estadual de Proteção Ambiental, elaboração e implementação, controle da política ambiental do Estado;

- Institui o Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar;

- alguns projetos relacionados ao melhoramento do SUS, bem como hospedagem aos usuários do SUS no Estado;

- Assegura alimentação saudável e adequada para todos os usuários de serviços públicos e acolhidos em instituições de internação

TODOS de importância social.

Quis relatar apenas estes itens da Pauta de hoje dessa Comissão para dizer que era preciso SETE DEPUTADOS (ganham um plus para terem esse cargo)para que os projetos fossem deliberados e seguissem seu curso visando aprovação final no Plenário.

E quantos haviam? SEIS DEPUTADOS!

Quantos eram necessários para reunião se efetivar: SETE (FALTOU HUM)

Quantos são os Membros dessa Comissão:

Titulares: DEZ - mais o Presidente da Comissão e o Vice-Presidente

Suplentes: ONZE

TOTAL: VINTE E TRÊS DEPUTADOS!!!!

Na sala pequena estes SEIS deputados chegaram com assessores, fotógrafos, secretários e, inclusive, a televisão estava presente.

Às 9h20min o Vice-Presidente da Comissão, Dep. Zacchia, dá por encerrada a sessão por falta de quórum!

Ponto final... The End ... Adios

Próxima tentativa de quórum: somente em agosto.

A alegação que tive de algumas pessoas ali presentes, depois de demonstrar minha indignação, é que esses senhores (representantes do povo) "estão em campanha", portanto será muito difícil que compareçam nessas reuniões porque se não forem agora ao encontro do povo correm o risco de não se reelegerem!!

Aí eu me pergunto:

Será que tudo que aprendi sobre política, do compromisso no trabalho que estão empossados, sobre respeito com às Classes Sociais que clamam por dignidade e melhorias, desapareceu?

Será que esses Deputados que são responsáveis por dar continuidade a projetos que atendem ao povo sofrido como do Sistema Único de Saúde... cuidar de regimentar um IPE-SAÚDE mais eficaz para todo funcionalismo público do Estado ...Proteção Ambiental ...Desenvolvimento na nossa Pecuária... não deveriam estar ali presentes, dando quórum?

Será que Ser Deputado não é trabalhar, bater ponto?

Sinceramente, concluí que o frio que estava lá fora é o mesmo que bate no coração desses Deputados ausentes.

Que venham as eleições mesmo...

0 COMENTÁRIOS: