domingo, 4 de setembro de 2011

BRINCAR DE BONECA



Ontem à tardinha estava tomando um solzinho pela janela do quarto e de lá assisti minha vizinha de prédio estendendo a roupa na companhia de sua filhinha.

Essa toda prosa balançava uma boneca.

Não identifiquei bem que boneca era,pela foto acima dá para ver que a menina se sentia a própria mãe,cuidando, balançando ...

Como éramos sonhadoras naquela época que tínhamos bonecas para cuidar!

Fiquei aqui na minha janela pensando que o instinto maternal é tão intenso nos tempos de meninice,quase tão idêntico ao menino com sua bola de futebol, que,diferentemente dessas duas que amistosamente conversavam, tem num campinho o prazer de se relacionar mais amiúde com o pai.

Vestirmos, alimentarmos, darmos banho em nossas bonecas parecia navegar próximo ao arco-iris de tão bom, tão encantador sentir,antecipadamente, esse presente de Deus que é ser MÃE.

Nos tempos em que brincávamos de boneca, como minha vizinha mirim, a gente construía um doce lar para ela e essa nem imaginava o quão significava esse gesto de amor, mas deixava sua dona com liberdade de ação porque sabia que nunca iria lhe machucar. Muito pelo contrário.

Essas bonecas que brincávamos quando crianças e até quase a adolescência tinham seu lugar preservado e em destaque para segurá-las a qualquer momento, recolhermo-nos em sonhos infantis por longas horas...

Como era bom brincar DE boneca!

Hoje,adultas, até corrigimos essa frase:

Como era bom brincar COM bonecas!

Até isso essa MATURIDADE nos despiu: do falar/escrever errado pensando certo.

As bonecas de hoje não são mais tão simplícimas... São cheirosas,vestem-se de roupas de grife, enfeitam-se para sair a noite com namorados...Perderam o emborrachado que lhes davam o direito de serem lavadas com shampoo...

As nossas não!

As nossas bonecas gostavam mesmo era de ficar em casa, na companhia da gente e, de preferência, no quarto vestidas com pijaminhas floridos e meinhas de cores vibrantes.

Bons tempos aqueles...Esses tempos que não voltam mais...

A Era dos Sonhos pueris.

Pois ...Pois.

Maria Marçal - Nos rasgos da nostalgia boa


Essa música acompanha essa Magia de Infância...


0 COMENTÁRIOS: