Um passeio à Guaíba (minha Terra natal-domingo p.p.), aguardando a passagem do navio - única ponte móvel brasileira - Porto Alegre
Dizem as más linguas que os gaúchos são "boca-braba", faca na bota, índio bonachão, também.
Expressões assim tem um tanto de verdade, quem sabe por essa saga de valente, com opinião formada, que tende ora para o lado do mate amigo, ora empunhando o facão mostrando força e personalidade, sem matar, obviamente.
De certa maneira é muito bom ter esse jeito "machão" de viver.
Nada fica em cima do muro aqui nesses pagos.
Abrimos à porta da Casa na confiança... oferecemos chimarrão de mão em mão, comemos churrasco de chão...ou somos gremistas ou colorados, recolhemos o "gado" protegendo-o das intempéries... assumimos a briga-boa ... sentamos à beira do fogão à lenha, esperando aprontar o feijão tropeiro para comer no colo num círculo de prosa e milonga.
Gaúcho que se preze nunca diz "não sei", mas como bem melodia essa bela canção que fala de nossas tradições:
"me chamam de boca-braba ...não sabem me analisar...deixando eu sou uma cachaça, mas de alma, um guaraná"
Bacana ser gaúcho!
Maravilha "não beber água nas orelhas dos ricos e influentes..."
Indiada boca-braba...
Foi muito bom ter caído nesses pampas de faca na bota, mas de coração quente como água de chimarrão.
Sobre a Ponte do Guaíba:
"O grande diferencial da Ponte é o avanço tecnológico do projeto. Único na América Latina, o inconfundível vão móvel eleva um trecho de pista de 58 metros de extensão (toda a ponte tem 1,1 km) e 400 toneladas de peso a uma altura de 24 metros (cada torre tem 43 metros até a base, sob a água). Este recurso foi utilizado em função do tráfego de petroleiros que subiam o rio Gravataí (ainda sobem, até o terminal da Petrobrás) e, posteriormente, também para a passagem dos navios que se dirigem ao Pólo Petroquímico de Triunfo." - google
Sou comunicativa, aprecio o contato com pessoas cultas, que desejem estar "presentes" no cotidiano, onde procuramos a leitura, a atualização frequente, tão necessárias para emitirmos críticas ou elogios sobre questões diversas. Gostaria de contatar com pessoas do mesmo perfil. Obrigada.
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário