quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"HÁ TEMPO PARA PLANTAR E TEMPO PARA COLHER"















"O Fórum Social Temático tem a expectativa de receber cerca de 100 mil pessoas. Porto Alegre receberá 80% das mais de 2 mil oficinas inscritas para este ano." google
"Não queremos perder a alegria do acampamento, mas vamos trazer este ano os debates para dentro do parque. Teremos sete tendas para discutir políticas para a juventude e queremos elaborar pelo menos três documentos: um sobre educação, um sobre qualificação e um sobre a Rio+20", explica Jefferson Tiego, secretário de Políticas de Juventude da Força Sindical e coordenador do acampamento."

I - POR DETRÁS DO MOVIMENTO

"Cabe a nós, jovens de hoje, não deixar a luta morrer, reunindo para o diálogo as diferentes juventudes,com a intenção de combate prático e resistência local, nacional e global.


Assim, propomos que as atividades do AIJ 2012 culminem na apresentação de um manifesto da juventude contra o neoliberalismo, esclarecendo pontualmente nossas divergências e discordâncias com relação ao desmonte da educação, à exploração no mercado de trabalho, à falta de acesso a cultura, saúde, meios de transporte e tantos outros temas que nos afetam diretamente no cotidiano.

Desejamos, ainda, construir um calendário de mobilização intercontinental, com ações e campanhas unificadas. A começar pela Cúpula dos Povos e a Rio+20!" -google



Hoje, pela manhã, na minha caminhada matinal pela orla do Guaíba, no Gasômetro, observei o quanto de barracas estão instaladas naquela área de privilegiado pôr-do-sol portoalegrense.












Mais que isso fiquei pensando - com meus 55 anos de vida - o quão se identificam (esses moços e moças atuais) com os tempos vividos por nós na jovem guarda, onde existiu um movimento para mudarmos as concepções, vestindo-nos com roupas coloridas, colares, guides e calça lee e sem medo do enfrentamento com os Homens do Poder.

E aconteceu o melhor de tudo naqueles tempos: conseguimos fazer as mudanças de rota..não tombamos perante ao autoritarismo.

Conquistamos, pela força jovem e sem vícios, um mundo 'diferente', mais prático, claro de ideais e, acima de tudo, trazendo a liberdade de expressão.

Oxalá essa juventude que vejo no Forum Social Temático aqui em Porto Alegre promova e/ou induza o povo brasileiro a uma Nova Era de respeito ao meio ambiente, paz social e, primordialmente, que se fechem as torneiras endinheiradas, enferrujadas e corrompidas desses Homens que juram, descaradamente, pelo Bem Comum ou por um Mundo de Circo.

Gostei do que vi, amigos leitores.

Apreciei que a Presidenta Dilma (chegou ontem a noite) e seus aliados não sejam o centro das discussões.

Nesse fórum, os três Poderes são apenas coadjuvantes no recaminho à honra, à dignidade, à honestidade no trato com o cidadão e a Coisa Pública.




I - Que se digam as centenas de barraquinhas instaladas ao ar livre, enfrentando com dignidade sol escaldante ou chuva passageira;

II - Que esses Representantes Públicos fiquem hospedados nos nossos melhores hoteis;

III - Está mais do que na hora desses Homens que fazem a política atual saberem que o resultado desse Fórum MUNDIAL passou às mãos a quem de direit o ou seja, aqueles que dormem em barracas à luz da lua.

Parabéns Juventude do FST. Em vocês plantamos esperança para todas Nações.

E como disse um membro do Movimento (parei para escutar) aos seus colegas "há tempo para plantar e tempo para colher...O Criador é quem sabe a hora certa de colhermos resultados."




Maria Marçal - Porto Alegre - RS

0 COMENTÁRIOS: