quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SEM FACÃO ESTE ANO NO DIA DOS FARRAPOS




Hoje é feriado aqui no Estado. Dia dos Farrapos. Semana Farroupilha.


"Na época da Revolução Farroupilha (ou Guerra dos Farrapos) (1835-1845), a expressão farrapo denominava os revoltosos separatistas sul rio-grandenses; os soldados imperiais que os combatiam eram chamados de Caramurus.
Os Farrapos proclamaram a República Rio-grandense no dia 11 de setembro de 1836, porém após dez anos de luta, foi assinado o tratado de paz, em que a província do Rio Grande do Sul foi novamente incorporada ao território brasileiro.
O termo farrapo expressa o estado da indumentária do exército revoltoso, cujos recursos financeiros tornaram-se exíguos, principalmente na metade final do conflito.
Farrapo é usado como sinônimo de farroupilha, que, embora denomine o mesmo grupo, originalmente não tem o mesmo significado." google


Nesse momento estão desfilando frente ao palanque  repleto de personalidades políticas, se é que dá para dizer assim, gaúchos de todos os Costados.

Brigada Militar, Centro de Tradições de municípios do interior e Capital, escolas e centros culturais.

Sempre penso neste 20 de Setembro que há muitos anos seus organizadores se fazem enfeitar a verdadeira guerra travada por aqui, oriunda de ideais, de pessoas que, sem essa ganância financeira que extrapola qualquer discurso de boas intenções, ergueram a Bandeira da Honra.

Hoje os gaúchos se encontram para um mate...saboreiam a melhor carne... dançam... jogam prosa nas madrugadas dos seus piquetes à beira do Guaíba, no Parque Farroupilha, poucas quadras de onde resido e desfilam com seu melhor traje típico. Até teatro a Brigada Militar encenou frente às autoridades.





O ano passado, em meio à festança e aos cavalos, a bebida rolou frouxa e um gaúcho violento acabou esfaqueando e matando um 'amigo farrapo'.

Este ano não sei ainda como terminarão estas festividades que ensaiam esconder na Nação um Rio Grande do Sul nocauteado pela falta de oportunidade, pela insegurança nas ruas, doentes em hospitais públicos nos corredores, o pior nível de educação e o descompromisso por parte do governo estadual com a maioria das promessas de campanha.

Vimos hoje um Rio Grande do Sul atolado em financiamentos com a firme promessa de desenvolvimento. E se comprometer com dívidas não é sinal de vitórias como no passado farroupilha,  mas sim representa uma visão de futuro sangrento às próximas administrações no Estado.

Espero que seja um DIA DOS FARRAPOS SEM FACÃO... pelo menos assim.

Maria Marçal - Porto Alegre

0 COMENTÁRIOS: