quarta-feira, 21 de maio de 2014

SEM MEDO DA APOSENTADORIA

Futuros aposentados da Prefeitura Municipal de Porto Alegre



Na manhã de hoje (21-05) tive o prazer de ser palestrante do Curso de Preparação à Aposentaria, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PREVIMPA) e a convite da sua Coordenadora e Assistente Social, Sra. Vanessa Cardoso.

Antes de me aposentar participei da coordenação deste preparatório pelo meu trabalho, Poder Judiciário do Rio Grande do Sul.

Lá se vão cinco anos e descobri, no passar do tempo, que não devemos temer esse momento que, à primeira vista, nos parece tão desconhecido e amedrontador, em razão do corte - sem volta - desse vínculo tão antigo que é o ambiente de trabalho.

A aposentadoria nos imporá falar a linguagem da liberdade.  E já adianto: como é boa!! fácil!! acessível, pois que será apenas a gente a direcionar o rumo.

Dando um ordenamento ao debate contamos com a jornalista da Prefeitura Municipal, Cida Lopes, meiga e competente nessa função.

Fomos duas entrevistadas: eu, como servidora aposentada do Tribunal de Justiça do RGS, e a Sra. Neuza Zoch, cuja bagagem extraordinária no âmbito assistencial no Estado e a nível municipal nos fez silenciar perante uma agenda atribulada de enfrentamentos.

Hoje, essa cidadã, embora aposentada, com duas faculdades e netos, segue trabalhando na direção da Fundação de Trabalho do Estado. Se sente capaz e optou por repassar suas experiências. Bonito isto, também.

Meu foco e conselho é para que ninguém sinta medo dessa nova aventura. Que se utilizem, incansavelmente, de duas ferramentas básicas para ser feliz na aposentadoria: explorar à solidariedade e se transformar num indivíduo agregador na família.

Um seio familiar que resgate o amor maduro e sereno é e será, com certeza, o grande desafio do aposentado. Seja o iniciador para que os demais o sigam.


Da esquerda: Maria, Cida (jornalista) e Neuza Zoch


Finalizo dizendo que aposentar-se é sinônimo de:

- Movimento (físico e intelectual)
- Pensamento otimista à vida
- Aposta num novo talento com uma pitada saudável de egoísmo para que nem o tempo nem as pessoas à volta inibam sua vontade de ser feliz.

Obrigada Vanessa...
Obrigada Cida.

Felicidades aos novos amigos aposentados.

E.T.: Um cidadão me perguntou:

- Como poderemos 'voar' se o dinheiro será curto?

Resposta: Cursos gratuitos (oferecidos pelo Estado), associe-se a um Clube de Viagens, visite amigos, leia muito, faça caminhadas, afinal quem disse que para ser feliz é preciso ter a carteira cheia de dinheiro?

Eu não disse!

Maria Marçal 


0 COMENTÁRIOS: