domingo, 22 de janeiro de 2017

NA EXPECTATIVA DO AGUARDO...




Talvez venha desde a tenra infância uma resposta a essa expectativa do aguardo. 

Nossos pais querendo que caminhemos antes do tempo ou que as primeiras sílabas encantem à família, precocemente.

E assim vamos, muitas vezes inconscientemente, formatando pela vida adulta essa probabilidade acomodada de que tudo vá se alinhar aos nossos desejos, SE:

aguardarmos 'mais um pouquinho'; 'mais um dia'; 'mais um tempo'.

Será mesmo sensato estancar o dia a dia na expectativa de que 'alguém' nos ajudará a ver ou resolver os problemas que riscam o encantamento da jornada diária?

A doença que nos afeta - física e espiritual, o amor não correspondido, a falta de dinheiro, o linguajar dos amantes devolvidos à serenidade, a tarefa árdua da recuperação da harmonia, da paz...

Nada disso deveria se condicionar à expectativa do aguardo, eis que sua equação depende, fundamentalmente, de atitudes, de elevação e não sucumbência.


Na verdade, um dia que seja, alimentado somente pela esperança, poderá se transformar em frustração.

Não significa, contudo, que a mão amiga seja desconsiderada, porém essa, necessariamente, não pode arcar com o peso de sua solução.

Como reflexão, talvez devêssemos ter um olhar não para os vivos e sim para os que ora se despediram da vida... 
Com eles se foram os destinos sonhados, o ressentimento de não ter lutado e a amarga carga da inoperância, seja por abatimento seja pelo aguardo do desfecho feliz.

Quero dizer com isso que aguardar não é um bom começo...

Quero dizer com isso que julgar que somente o outrem nos abrirá portas, que terão a mesma sensibilidade sobre nossos conflitos, que trarão o pão nosso de cada dia é exigência por demais desafiadora.

Você, eu, iremos avante, quando nos dispusermos a colocar um pé à frente do outro, inexoravelmente.

Assim é vida!

Há que se beber dessa fonte de vigor, de renascimento, de vitórias sem depender do outrem, encontrando em nós mesmos o estimulante adequado, porque o tempo apenas serve para apontar o final da linha.


Bom domingo.


Maria Marçal






  

0 COMENTÁRIOS: