quinta-feira, 22 de outubro de 2009

AINDA HÁ TEMPO PARA MUDAR


Maria Souza e o amigo Afonso Motta - no seu gabinete - Grupo RBS

No caminho do sucesso profissional precisam caminhar juntos três elementos:
sonho, atitude e ser destemido.

Ontem à tardinha, estava me dirigindo ao Tribunal de Justiça e eis que encontro meu amigo Afonso Motta, advogado, Conselheiro da OAB, fundador do Canal Rural, o mais importante segmento dirigido ao agronegócio no País, natural de Alegrete, cidade da fronteira do Rio Grande do Sul e onde, por coincidência, reside mais outra pessoa querida de minhas relações: o Jornalista Lino Tavares, que aqui (Dihitt)já falei de sua brilhante trajetória profissional.

O Afonso Motta é meu amigo de 30 anos (trabalhamos juntos na Assembléia Legislativa do Estado). Nunca nos distanciamos. Vez ou outra um cumprimento em algum evento social, um aperto de mão com conversa rápida e calorosa, sempre relembrando a convivência passada, construída com respeito e admiração.

Nossos pais, políticos e amigos entre si, nos ensinaram a gostar de política, praticá-la, embora naquele tempo houvesse uma relação diferente com o povo, com as pessoas de todas as classes sociais. Se ajudava, se arregaçavam as mangas por uma Causa e lá estávamos nós: Afonso e eu, politicamente corretos e justos, cada qual nas suas escolhas de vida.

Ele se tornou um executivo de sucesso, pois hoje é Vice-Presidente do Grupo RBS de Comunicação e há 23 anos nessa que é a maior empresa de comunicação do sul do País e maior das filiadas da Rede Globo.

Convidou-me para acompanhá-lo num cafezinho no seu gabinete, o que aceitei de bom grado, uma vez que estar aposentada permite convites assim. Nosso tempo é ilimitado.

Seguimos, então, até a RBS.

Depois de rirmos bastante ao relembrar nosso trabalho antigo e pessoas que fizeram parte daquele momento, comunicou-me que largará o cargo na RBS para se dedicar a vida política pública, isto aos 58 anos. Agora seguindo para seu verdadeiro encantamento que se dá frente ao setor da pecuária e produção rural, buscando criar e valorizar ações nesse campo da economia brasileira e, consequentemente, reaquecendo o mercado agrícola no Rio Grande do Sul.

Com aquela mesma simplicidade de nossas conversas de tempos idos, disse-lhe estar surpresa por vê-lo deixando uma carreira de absoluto sucesso para engajar-se em projetos do agronegócio no País e no mundo, através da política. Essa palavrinha tão desgastada atualmente, mas é exatamente porque não tem à frente pessoas como Afonso, destemidos e estabilizados, que não dependam de um cargo eletivo para sobreviver. Completamente à vontade nessa decisão, irá traçar uma nova meta para cuidar de sua verdadeira escolha, aquela que o tornará feliz e realizado.

Nesse momento senti orgulho de meu amigo, por ser tão destemido com o futuro.
Quisera que tantos, até mais novos, tivessem esse comportamento, visando construir e não se acomodar como fazem um número elevado de profissionais.

Desse encontro prazeroso pude observar que existem pessoas com vocação natural para se testarem, "meter a cara" como se diz, sem medo, insegurança, acreditando no seu potencial, sua capacidade e experiência. Que bom.

E mais: o cargo não sobe à cabeça dessas pessoas. A humildade e atenção para com o próximo se instala como moldura nesses indivíduos e permanece por toda uma existência.

Assim que, AFONSO MOTTA, esse amigo de tantos anos, continua sendo o mesmo homem simples que conheci há 30 anos, que sabe de minha vida pessoal e eu a dele.

Suponho que amizades verdadeiras se consolidam dessa forma, onde o tempo não os remete ao esquecimento ou ignorar aqueles com quem partilharam experiências.

Desse belo encontro tiro a lição de que temos tempo para mudar o rumo de nossas vidas. Basta ir à luta, sem medo.

Temos tempo de sair do emprego que não trará conquistas ...

Temos tempo de se inscrever num concurso público (por exemplo) e estudar, estudar muito, mas para vencer! ... erguer a Bandeira com mãos próprias e, se chover, ter a convicção de que amanhã haverá sol para secá-la, voltando a brilhar, bem no topo da escolha assumida.

Parabéns Afonso Motta.
Acho que o País necessita de pessoas assim: fiéis aos amigos que o acompanham por uma vida, capacitados para enfrentar desafios e, principalmente, honestos no trato com a Coisa Pública. Sei que és detentor desses atributos.
Terás, por certo, minha participação nessa nova trajetória, amigo de trinta anos.


Maria Souza

Fonte | Vídeo: YouTube | Canal de paulaguaruja

0 COMENTÁRIOS: