quinta-feira, 18 de março de 2010

UMA NOITE INESQUECÍVEL



Sou frequentadora do StudioClio, uma espécie de "centro histórico/cultural" que temos aqui em Porto Alegre.

Dentre as inúmeras programações voltadas a quem deseja atualização, informação e história sobre o "Mundo" e dos "Homens do Mundo", está inserido, com sucesso absoluto, o programa Encontros com o Professor dirigido pelo Jornalista e Escritor Ruy Carlos Ostermann, figura maravilhosa, de uma simpatia ímpar com seus admiradores.

Nesses Encontros precisamos chegar cedo para obtermos lugar, porque o Ruy é daquelas pessoas cativantes que atrai seguidores de carteirinha.

Nesse dia 16 de março foi a vez de Mino Carta:





Sou fã desse homem culto, elegante, falante como todo jornalista de expressão o é.


Suas palavras chegam aos nossos ouvidos como ensinamentos e num silêncio extremo absorvemos suas diretas e indiretas sobre política e jornalismo, dado sua experiência e articulação nesses dois polos minados nacionais.

Vejo-o como um Ser crítico, quase não gesticulando ao falar como imaginaríamos face sua origem italiana.

Mino Carta ilumina e refaz conceitos embasados na realidade desse País tão cheio de diferenças, mas que sob sua ótica tem futuro garantido, face as riquezas naturais ora privilegiadamente extraídas desse berço verde e amarelo.

Pertence, para minha surpresa, aos quase 80% dos brasileiros que tem admiração pelo Presidente Lula, considerando-o um Estadista e/ou o Homem ideal para um Brasil vencedor. Quem sabe não estou enganada? ... se me guiar pelo dito nessa palestra por Mino, com certeza, terei que rever muita coisa.

Foi uma noite formidável em que enriqueci minha alma de saber com esses dois ícones da comunicação: Mino Carta e Ruy Ostermann.



Aqui com Ruy Ostermann, Ex-Governador Olívio Dutra e Mino Carta

Finalizo com uma biografia desses dois brilhantes Jornalistas:

Mino Carta:

Carta criou e dirigiu publicações que fizeram – e ainda fazem – história na imprensa brasileira, como a revista Quatro Rodas (de 1960 a 1964), o Jornal da Tarde (de 1966 a 1968), as revistas Veja (1968 a 1976), IstoÉ (1976 a 1981), e Carta Capital (desde 1994), da qual ainda é diretor de redação. Em novembro de 2006, recebeu o prêmio de Jornalista Brasileiro de Maior Destaque no Ano, da Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE).

Além de jornalista, Carta também é autor de livros como O Castelo de Âmbar, Histórias da Mooca, com as bençãos de San Gennaro, A Sombra do Silêncio e Crônicas da Mooca, com as bençãos de San Gennaro.



Ruy Carlos Ostermann:




Obrigada por esse acréscimo na minha bagagem cultural.
Devo-lhes uma.

Maria Souza - Porto Alegre - RS

0 COMENTÁRIOS: