terça-feira, 9 de março de 2010

TROCAR O NOME: QUE DECISÃO DIFÍCIL!

Vamos conversar novamente, meu Blog?

Dizem que Blogs são afeitos a diálogos em segredo.
Que se parecem com diários e vejo tantos e tantos assim mesmo.

No meu Maturidade Divagando dou umas enganadas.
Vou trazendo pérolas de amigos, vou executando textos que me fazem quase uma escritora e se a Academia Brasileira do Dihitt me achar de verdade, ganharei uma Cadeira cativa, porque vem desses dihittianos toda inspiração para aqui estar e produzir.

Mas hoje não venho chorar como ontem...
Hoje vim REGISTRAR no meu Blog que acordei super bem e, mais uma vez, decidida a subir degraus.

Estava há muito empurrando com a barriga a troca de meu nome...retirar esse Souza que tão mal me fez quando me separei, porque este era um marco ... um trofeu que nunca imaginei sair daquele lugar de destaque.

Mas aconteceu em 2006.

Esse Souza não me quis mais como esposa depois de 24 anos. Esse Souza que tantas alegrias me deu se transformou numa pedra sem sentimentos. Machucadamente saí dessa relação, entretanto alguma coisa em mim não me deixava pensar em mudar meu nome para o de solteira.

Talvez entendia até horas atrás que a condição de voltar a ser solteira não combina comigo. Quem sabe foi isso que nunca me libertou do sobrenome, dessa última parcela que mantenho de um casamento de anos? A aliança, essa foi mais fácil, porque veio retirada por um Juiz, numa sentença.

Mas e o nome? o nome? ...ah!, essa é uma decisão mais difícil de assumir... arrancar uma identidade presente há anos ... essa é difícil.

Necessitamos algum outro fato para desencadear reações... precisamos de ajuda para se desligar do passado. Isso aconteceu comigo nesse ano, embora não responsabilize ninguém por minhas escolhas.

Hoje esse dia chegou.
Marquei com minha advogada e lá fui eu, decidida, buscar me tornar Maria da Graça Marçal.

Que difícil, mas com que orgulho trouxe a certidão de averbação dessa separação para providenciar na Carteira de Identidade nova ou velha porque serei reconduzida ao passado, onde o ex não existia...nem pensava que um dia existiria. Só sonhava.

Esse dia de hoje, diferentemente de ontem, veio claro, com luz e pronta novamente para me conhecer na condição de divorciada com nome de solteira.

Ainda teve mais outra provação: ligar para o ex e dizer-lhe:
- Olha Jairo...precisas assinar o pedido de divórcio amanhã!

Que frase pequena e simples, mas de enorme significado! Ela me reabilita para vida!

Sim, hoje acordei encorajada, descobrindo que houve um motivo para tudo isso: outra pessoa, empurrando-me para uma estrada desconhecida, somente com uma diferença... agora essa trilha tem flores à volta!

Que bom ter chorado ontem e como disse uma doce amiga dihittiana: serve para amanhecer de rosto limpo e belo.

Como adoro isso em mim! Dou-me um tempo, mas não deixo o tempo me domar.

Daqui há oito dias não serei mais Maria Souza...conhecerei a Maria Marçal.

Deus ajude que seja feliz nessa mudança. Que me abençoe nessa nova caminhada.






Apostarei que esse novo amanhã será melhor..sem erros nem enganos.

Vou dar as mãos à vida e fazer de meu lar uma Cidade Maravilhosa.



Parabéns Maria Marçal ...soubestes se despedir com dignidade do Maria Souza.

0 COMENTÁRIOS: