quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

FÉRIAS PRECISAM SER FÉRIAS






Lembro-me quando trabalhava, hoje aposentada, que esperava com ansiedade minhas férias.

As férias são para não se fazer absolutamente nada que cheire a compromissos.

Tem um ditado que diz: "Férias são sagradas."

Com base nisso há que se colocar de lado tudo que nos preocupa, afinal são apenas trinta dias e por vezes nem isso para se desligar a tomada.

Tem uma questão incômoda,também, principalmente nessa época de calores insuportáveis: os visitantes paraquedas. Aí se incluem os amigos dos filhos que chegam como que exportados pelos pais.

Não acho saudável uma família "entregar o kit" a outra, deixando a responsabilidade apenas aos familiares de seus filhos. Dois ou três dias ou mesmo um final de semana está na conta para programas desse tipo, no meu entendimento. Situações assim exigem uma conversa séria entre convidados e anfitriões sem medo de perder amizades.

Férias exigem nos dias atuais certas imposições pacíficas, quais sejam:

- não ter horário para comer;
- cada um se virar como pode sem requisitar a mãe;
- arrumar suas camas, lavar a louça em equipe, dividir a limpeza da casa;
- respeitar a preguiça alheia.

Eu, como aposentada, procuro me pôr no lugar de quem ainda trabalha e necessita de descanso: evito visitas e se o faço é rapidamente.

Férias precisam ser férias em todas as conjugações do verbo "descansar".

E.t.: Estou saindo "em férias" mais uma vez para uma estação de águas termais com minha mãe. Retornarei no final da semana que vem, se Deus quiser.

Boas férias a todos leitores.

Maria Marçal - Porto Alegre - RS

0 COMENTÁRIOS: