domingo, 20 de fevereiro de 2011

O MORRO DO OSSO, VOCÊ SABE O QUE ESTE LOCAL FAZ POR NÓS?





Amigos

Sabem quando a gente ouve uma canção e esta nos leva a uma calmaria, a um silêncio intimista, a um lugar cheio de encantos para nossos olhos e coração? Pois foi esta a sensação que senti no meu passeio de sábado que relato a seguir.


Aqui em Porto Alegre temos uma Agência de Turismo, cuja programação está voltada à cultura. Se chama Rota Cultural. Na companhia de meu primo, Carlos Assis, optamos pelo seguinte pacote:

O ROTEIRO ESCOLHIDO:
ITAPUÃ E PARQUE NATURAL DO MORRO DO OSSO
Caminhada apreciando a mata nativa, a belissima vista panorâmica do alto do Morro do Osso, visita a Granja Lia (almoço caseiro)e passeio de barco pelo Rio Guaíba até o Farol de Itapuã.

Nosso grupo (19 pessoas) amistoso e com a competência do guia de turismo, Jorge Azevedo, que inclusive mantém com sua esposa um Centro místico excepcional (www.auramistica.com.br) fez com que esquecessemos que o sábado passou de 30º, partindo do Teatro São Pedro às nove horas e retornando às dezenove.

O Morro do Osso localiza-se na zona sul da cidade, totaliza 12.307 hectares. Metade dessa área é recoberta por floresta nativa e a outra metade por campos. Possui remanescentes da Floresta Atlântica, destacando a presença de espécies raras e em extinção.

Mamíferos, aves carnívoras e exóticas, anfíbios, répteis e outras espécies raras relacionadas à Mata Atlântica vivem nesse habitat perfeito para sua preservação isolados da presença humana.

A Granja Lia, propriedade de Luiz Carlos e esposa com duas gêmeas encantadoras - pequeninas e idênticas, fizeram do almoço com panelas de ferro e fogão à lenha uma refeição saborosa abaixo de uma figueira explendorosa, um riacho lindo e cavalos à volta.

Após o almoço o grupo foi conduzido ao barco para o passeio no rio/lago Guaíba (não me acostumo a chamar o eterno Rio Guaíba de Lago). Ali desfrutamos da excelência de uma área natural, já pertencendo ao município de Viamão (cidade metropolitana de Porto Alegre). Aliás, preciso registrar que fomos recebidos pelo Diretor de Turismo do Município que nos acompanhou no passeio, uma distinção que muito nos honrou.

O caminho até chegar no Farol é lindo demais, sob a orientação e informação de um guia experiente (Comandante da embarcação) sobre a história desde a Guerra dos Farrapos até o uso cuidadoso daquela orla por banhistas, atendendo ao clamor mundial: a preservação do meio ambiente.

Concluo que mais do que palavras tanto à nível federal, estadual ou municipal é o que presenciamos nesse dia espetacular de cultura e lazer: AGIR! como fazem ITAPUÃ, VIAMÃO e GRANJA DA LIA.

Finalizo com as fotos que dizem mais do que minhas palavras.


Aqui à recepção ao Morro do Osso com uma palestra encabeçada pela Prefeitura de Porto Alegre e guiados pelo Guarda Florestal e uma estagiária da Faculdade de Meio Ambiente:











A trilha para chegar ao Morro do Osso





















Eu e meu primo Carlos (faltastes Carmem nesse belo passeio!)






































































O almoço na Granja Lia:
























O nosso Guia nota 10 - Jorge





























































O passeio de barco até o Farol:

































































Maria Marçal num sábado de PAZ.
Obrigada Rota Cultural - adorei!
mg.marcal@hotmail.com

0 COMENTÁRIOS: