segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PERCEBESTES QUE ESTOU INDO?















Durante uma semana praticamente me escondi num mundo bem diferente do meu. Conviví com pessoas de bem mais idade que a minha numa Estação de Águas Termais na cidadezinha de Iraí no finalzinho do Rio Grande do Sul, quase quinhentos quilômetros da Capital.

Na estrada, indescritivelmente linda, com o verde das plantações de soja, o gado nas pastagens, as casinhas ou sítios escondidos nos campos, a igrejinha dando sinal que Deus ali está me fez refletir que tudo está vivo e passando por nós ou vice-versa: nós passando por tudo isso.

Tomei sentido de que as hortências já estão secando, o milho já foi colhido, a melancia pouco a pouco escassia e está perdendo seu sabor, as flores se despedindo, as formigas em fila cuidando de fazerem seu abastecimento, as cigarras preparando seus ninhos para o inverno, os pássaros migrando ...

Tudo isso está indo... indo...

E será que estamos indo, também?

Será que aquela pessoa ou pessoas que tanto amamos percebeu que estamos indo como as formigas, procurando construir um abrigo para o "depois de amanhã" ou sequer se deu conta da gente?

Pergunto-me se de fato temos noção de que o verão está terminando, a vida está "andando" e os que nos rodeiam estão partindo, cuidando de si ou mesmo indo ao encontro de alguma coisa, vivendo essa vida com a firme disposição de serem felizes agora.

Assim que ví aqueles ternos indivíduos da terceira idade tendo consciência do tempo e aproveitando da melhor forma, com ou sem dores físicas ou espirituais, tive a certeza de que é melhor seguir o exemplo deles: viver e viver bem para comigo e assim resultar numa "Maria" alegre para quem me vê passar.

















Percebi que esses "maduros" estão acompanhando o tempo com a voracidade de um jovem cheio de planos... indo junto com este Senhor de nossas existências e a natureza está fazendo o mesmo: nos mostra o frio, o vento, a chuva, o sol, as folhas secas e as flores...

Tudo indo... Tudo indo....

Resta sabermos se já percebemos que essa estrada não tem volta e, portanto, devemos obedecer a sinalização que melhor identifica nosso compromisso conosco mesmo:


SIGA EM FRENTE!





Maria Marçal


0 COMENTÁRIOS: