terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A FONTE DA JUVENTUDE EXISTE

Contarei um pouco desse passeio que fiz a Iraí no Rio Grande do Sul, cerca de quinhentos quilômetros de Porto Alegre, na companhia de minha mãe.

Há um encantamento nesse lugar simples, com pracinha central bem iluminada e casas repletas de folhagens multicoloridas e de gramados verdinhos e bem aparados. Tudo cheira a tranquilidade nessa cidade.

Outra coisa que chama atenção: as pessoas te cumprimentam. Não importa se te conhecem ou não o bom dia, boa tarde faz parte da educação de seus moradores. A porta da igreja sempre aberta num ambiente onde não existe ostentação. Um cenário que simboliza nosso Criador, cuja vida foi despida de qualquer suntuosidade.

Os índios fazem parte da comunidade, também. Estão na frente dos diversos hoteis vendendo seus cestos, colares, bijuterias de toda espécie, no entanto se vestem com modernidade.

As refeições feitas com verduras e legumes da estação e colhidas das lavouras locais fazem a diferença não somente respeitando a idade da maioria dos visitantes bem como tendo o cuidado com colesterol, glicose, etc...

Agora no tocante às águas minerais no Balneário a poucos metros dos hoteis:

Trata-se de uma água mineral premiada nacional e internacionalmente com o primeiro lugar no Brasil e segunda melhor água do mundo. De fato são 19 componentes que nos proporcionam um banho relaxante, deixando a pele aveludada.

Quando chega a noitinha, na frente dos hoteis estão os hóspedes sentados aguardando a hora do jantar. A conversa leve flui com naturalidade entre pessoas que não se conhecem, mas sempre relembrando dos tempos em que eram mais jovens e as situações históricas de nosso Estado. Muito bacana isso.

Eu, como expectadora, fiquei feliz em ver tanta gente se divertindo, saindo a viajar pelo mundo, colocando suas melhores roupas para sentar-se tomando um mate entre estranhos.

Eis aqui algumas fotos que tirei sem a presença da minha mãe que é avessa à fotografia, infelizmente, mas respeito sua posição.

Balneário de Iraí - Rio Grande do Sul


























































































































































Farei outra postagem falando das pedras preciosas que é o forte depois das águas termais daquela região.

Maria Marçal - viagens de verão

0 COMENTÁRIOS: