terça-feira, 15 de março de 2011

- EU TAMBÉM ME SEPAREI, MARIA!



Hoje, na minha caminhada matinal, completamente distraída, fui interrompida com esta exclamação:

- Eu também me separei, Maria!

Totalmente surpresa, respondi:

- Agora sim ...vais conhecer a paz!

Era uma amiga de longos anos com um casamento sólido e filha que esteve com a minha durante todo colegial.

Mas o que mais me impressionou foi a forma como ela me disse: com um sorriso nos lábios, preservada na sua beleza diferenciada para mulheres em torno de cinquenta anos.

Continuou seu caminho e eu, em sentido inverso, o meu.

Fiquei, por momentos, relembrando como foi minha separação: tão diferente, supostamente, da dela.

Quando anunciei as minhas amigas que estava separada, quase cinco anos atraz, havia um peso, um olhar perdido, uma amargura profunda de estar mudando de vida quase com 50 anos - de repente, sem aviso prévio. Com medo de meu futuro.

E pensei ainda: que resposta dei a ela... 'vais conhecer a paz!'
Que bom que me saiu tão rapidamente estas palavras.

Sinal de cura. Sinal de decisão...

Hoje, depois de tanto tempo, nesse 'estado de liberdade absoluta' vejo que esse mundo dos separados é rico em promessas de um futuro melhor, resgate de nossa identidade, recuperação da autoestima mesmo que de forma sofrida para muitos.

Não quero dizer com isso que não deseje um novo amor para mim, muito pelo contrário, sonho em encontrar meu par perfeito, mas consciente de que seremos dois imperfeitos subindo o mesmo degrau e nunca mais descendo.

Parabéns amiga pela decisão.

Bem distante das mulheres inseguras, abristes, finalmente, a porta para saires.

Asseguro-te que nessa estrada o melhor de tudo é sabermos que somos capazes de vencer.



'...ahora vienes a pedir que te perdone

pero ya es muy tarde para perdonar

por mi puedes mandarme un millon de flores

no voy a volver nunca mas

cuando una mujer decide olvidar,...'




Maria Marçal - escolhas

0 COMENTÁRIOS: