domingo, 14 de agosto de 2011

DEMOCRACIA NO PAPEL DE PAI - ESTÁ BEM ASSIM?



Inicialmente parabéns aos Pais nessa Data importante demais para ambos,homens e mulheres, pois desse elo chegam os filhos, diamantes de nossa existência.

O Dr.José Otávio Bilato, médico de Santa Maria, disse no Programa Vozes da Cidade nesse domingo, algo que me tocou bastante e traduz um pensamento coeso sobre o papel de PAI e suas transformações até o momento atual.

Antigamente e, concordo com esse Especialista já que tenho 55 anos, o PAI exercia uma função sem preâmbulos: era o PAI "durão", chefe de família como se diz, enquanto que a mãe,aquela mulher "mansa" que simbolicamente amamenta e cura as feridas provocadas pelos atos decididos,impiedosos do PAI, não via outra tarefa qual não fosse criar um filho/a bem orientado, estudioso, de boa formação moral sem a delicadeza de afeto pertinente à mãe na sua concepção.

Com o passar dos anos esses filhos desobedeceram aquele rigoroso controle paterno que se estendia à escola.

Parece que a democracia tomou conta dos lares e dispersaram, ao meu ver erroneamente, as funções do PAI tão necessárias para que o filho tenha um modelo de criação.

Acredito que um GENITOR mais próximo afetivamente de seu filho(como apregoa à mídia), que chore junto, que troque fraldas, alimente, deite na areia da praça com seu filhote precisa não perder o foco: a criança deseja ainda um PAI que imponha limites, que o desbanque da condição de filho poderoso. Aguarda sim,no seu íntimo, pela palavra incisiva e segura do PAI, anseia que esse seja mais forte que ele nas situações de agruras e perdas para que não fique perdido nos valores vivenciais que mais tarde lhe será cobrado impiedosamente pela sociedade.


Nem tanto ao céu nem tanto à Terra, mas não creio que esse papel de PAI amável e flexível seja o melhor modelo para se criar um filho no mundo de hoje.

Resgate-se, s.m.j., o papel sensato e necessário de PAI LIMITADOR para que a Democracia Familiar se desenvolva com sabedoria, alicerçando essa criança/adolescente/adulto a uma realidade repleta de desafios.

PAPEL DE PAI - Será que está bem assim?



Recadinhos:

Ao meu Pai, Ulisses:

- Pai... obrigada por tudo! Deus continue te abrigando na Luz. Fico aqui embaixo orando por ti.

Ao pai de minha filha, Jairo:

- Que Deus te recupere e voltes para vida o mais rápido possível.

Maria Marçal





0 COMENTÁRIOS: