quarta-feira, 30 de novembro de 2011

JUDICIÁRIO GAÚCHO: EM BUSCA DA JUSTIÇA - URVs (SERVIDORES) x AUXÍLIO-MORADIA (MAGISTRATURA)





Nessa semana, encaminhei o expediente abaixo ao Presidente do Tribunal de Justiça,com cópia ao Presidente do Tribunal de Contas do RS,sempre com a visão de que o erário público deve cumprir um papel social sem discriminar pessoas, obedecendo e resgatando a necessária transparência aventada nos propósitos do bem gerir a Coisa Pública.

Assim luto, junto a centenas de colegas do Judiciário, durante esses dois anos, para que tenhamos o que conquistamos via judicial: as URVs e, findando mais uma gestão do TJRS, ainda não nos deparamos com o mesmo resultado contemplado à magistratura gaúcha ou seja sua liquidação.

O texto foi retirado, também, do GibaNet-SP, onde sou colaboradora.






Por Que Agonizar Os Servidores da Justiça?

SENHOR PRESIDENTE TJRS, POR QUE AGONIZAR OS SERVIDORES DA JUSTIÇA? …PAZ NO FINAL DE ANO!

Exmo. Sr. Presidente do Tribunal de Justiça, Des. Leo Lima
Exmo. Sr. Presidente do Tribunal de Contas do RS
Exmo. Sr. Diretor-Geral do TJRS
c.c.: Presidente Abojeris -Direção Cejus – Asj – Sindjuspralutar - Colegas Servidores do RS


Primeiramente, sempre em busca da PAZ entre Magistratura e Servidores (represento muitos - não oficialmente), apresento meus respeitos.

Recentemente Vossa Excelência nos contemplou, JUNTAMENTE COM A MAGISTRATURA (auxílio-moradia), um expressivo montante de URVs, o que cabe aqui não agradecer, porque somente o faria se essa Administração liquidasse a “conta URV” como fez com os magistrados em tempo infinitamente curto.

Estamos ainda muito distante de finalizar nossas URVs (exceto os celetistas), contudo afirmo o quanto significou aos servidores do Judiciário seu ato, amenizando a situação precária dos funcionários da Justiça que ainda têem esse benefício.

Cabe, portanto, ratificar que o pagamento de mais parcelas de URV nesse novembro - em folha suplementar - trouxe um alívio a quem tem sua renda comprometida e atendeu a súplica que fizemos para que fosse pago separadamente da folha normal.

No e-mail anterior busquei que V. Excia. nos respondesse se esses valores abrangem os 3,41% - a nosso favor (sem a magistratura), por conta do reajuste, o que não obtive qualquer informação, infelizmente.

No meu entendimento, a JUSTIÇA deveria pagar primeiramente as contas mais antigas (caso URV) e atender o auxílio-moradia (veio depois) quando finalizasse o débito existente judicialmente para com os servidores. No entanto esse caminho não foi percorrido por vossa Administração, fazendo com que usassemos da súplica por dois anos na busca pela igualdade de direitos.



A SITUAÇÃO NOVA (notícia de corredor)

Hoje temos como voz corrente no Tribunal, Palácio e Forum que Vossa Excelência – pelo dia 10 de dezembro (?) - ainda contemplaria os magistrados com mais parcelas do auxílio-moradia e, por tabela, seríamos agraciados com URV.

Dignissimo Presidente, Des. Leo Lima:

Como seria RESPEITOSO de sua parte que nos privasse dessa agonia de saber se isso acontecerá de fato, dizendo (via intranet):

- Estimados Servidores da JUSTIÇA

O Tribunal de Justiça, em decorrência do baixo reajuste que ofereceu aos senhores, mediu esforços para lhes pagar mais parcelas de URV,utilizando os recursos financeiros ainda restantes do exercício de 2011, bem como atenderá o pleito da Magistratura pagando mais parcelas do auxílio-moradia (PAE) NUMA FOLHA EXTRA A SER PAGA DIA ……DE DEZEMBRO VINDOURO.

Tão simples… tão cheio de consideração por uma Classe que contribui para o êxito do TJRS!

Por que agonizar os Servidores do Judiciário dessa maneira, Senhor Presidente?

Assim, ROGO pela sua sensibilidade no trato para conosco, reiterando que

- FALE CONOSCO!

- CONVERSE, COMO PRESIDENTE/AMIGO, COM SEUS SERVIDORES SOBRE ESSA POSSÍVEL FOLHA EXTRA DE URVs e AUXÍLIO-MORADIA;

Estamos, aqui e no Rio-grande, atentos aos seus atos, Des. Leo Lima.

Esperando que essa notícia seja verdadeira, onde atende reivindicações tanto da Magistratura quanto dos Servidores, agradeço por um retorno.

Maria da Graça Marçal
OSJ - aposentada
mgmarcal1@hotmail.com

0 COMENTÁRIOS: