terça-feira, 1 de março de 2011

QUANTOS AMIGOS PODEMOS TER?








A Revista Super Interessante traz uma matéria que gostaria de dividir com meus leitores: quantifica a amizade. O número de amigos influencia na qualidade da amizade.

Diz a reportagem:

'Ter amigos só traz benefícios. Quanto mais, melhor. Mas há um limite. Um estudo feito na Universidade de Oxford comparou o tamano do cérebro humano, mais precisamente do neocórtex (área responsável pelo pensamento consciente), com o de outros primatas. Ele cruzou essas informações com dados sobre a organização social de cada uma das espécies ao longo do tempo. E chegou a uma conclusão reveladora: 150 é o máximo de amigos que uma pessoa consegue ter ao mesmo tempo.

Para que você mantenha uma amizade com alguém, precisa memorizar informações sobre aquela pessoa(desde o nome até detalhes da personalidade dela), que serão acionadas quando vocês interagirem. Por algum motivo, o cérebro não comporta dados sobre mais de 150 pessoas. Os relacionamentos que extrapolam esse número são inevitavelmente mais casuais. Não são amizades.'

Segue...

'Outros pesquisadores foram além e constataram que, dentro desse grupo de 150, há uma série de círculos concêntricos de amizade: 5, 15, 50 e 150 pessoas....'

Agora observem o gráfico:

DO PEITO
5 AMIGOS - São os íntimos, com quem você mais fala - e não hesitaria em ligar de madrugada ou pedir dinheiro emprestado.

GRUPO DE EMPATIA
15 AMIGOS - São pessoas bastante importantes para você - se alguma delas morresse amanhã, você ficaria muito triste. Este grupo pode incluir gente do trabalho ou amigos de amigos.

NÚMERO TÍPICO
50 AMIGOS - É o número de amizades mantidas pela maioria das pessoas, e também o tamanho médio dos agrupamentos humanos primitivos.

LIMITE
150 AMIGOS - Máximo que o cérebro consegue administrar ao mesmo tempo. São pessoas cujos nomes, rostos e características você consegue memorizar e acionar caso seja necessário.'


Dessa matéria deduzo que não tenho um milhão de amigos, mas sim um milhão de possibilidades de os enquadrá-los nos 150 nas suas respectivas divisões.

E agora?

Quantos amigos temos de fato?

É bom começarmos a pesquisar ... Tomara que nesses 150 caibam todos aqueles que considero meus AMIGOS DE FÉ.

Maria Marçal

0 COMENTÁRIOS: