quarta-feira, 31 de março de 2010

Uma Flor chamada Maria

Uma flor chamada Maria
Bela e tão meiga que parece ter saído de um conto de fadas.Conheci esta Flor no diHITT,e nunca mais a deixei sair de meu coração.A Maria é pessoa rara, ou melhor, jóia rara,nunca nos encontramos, mas a doçura que vem de seu ser contagia e eu a tenho como uma amiga muito especial.Nunca procurou saber se sou rica, pobre ou se sou nada, mas sempre me deu atenção.Sempre respondeu meus emails e isso me deixa muito feliz. Maria é uma mulher digna de toda a felicidade que pode conter no coração de uma mulher.Pois esta mulher sabe conquistar os corações e amigos tenho certeza,ela tem milhares.Amodoro você minha flor Maria.Continue assim, com esta doçura que conquista.Tu és especial amiga, e eu não poderia deixar escapar a oportunidade de mostrar isto aos quatro canto da terra, e não seria teu blog o melhor lugar? Bejinhos querida, que o bom Deus esteja sempre a teu ladinho.
Sandra Paula

VERDADES PRECISAM SER DITAS





Às vezes pensamos que omitir é uma forma de se resguardar, se proteger aos perigos do cotidiano: de pessoas, de situações que exigem atitudes, mas qual meu tempo de
vida para ter medos, de arriscar?

Se não tirarmos nossa coberta, desnudarmos o Anjo da Guarda, não estaremos vivendo!
Ocuparemos o tempo que nos é destinado em protelar, pôr abaixo do tapete o que encomoda.

Podemos errar na ânsia de acertar...paciência: é um ônus.

Precipitarmo-nos em querer agarrar o futuro no presente talvez seja um erro, mas nada melhor do que ter coragem de dizer: errei ou acertei.

A omissão do que estamos sentindo visando não ferir quem gostamos se torna tormenta.

O melhor é dizer verdades, inda que doam ...

O amanhã não espera. Não entende de erros e acertos.

Então, "empurrar com a barriga", "ir levando" como se diz trai o mais sagrado dos sentimos: a confiança.

Que se digam as verdades ... logo adiante essas palavras ecoarão como agradecimento empurrando para novos caminhos, criando forças para esperanças renovadas, tentativas... sempre arriscando.

Que se expressem verdades como se fossem sementes de valorização do tempo, do amor, da vida.

Somente assim saberemos usar o tempo na plenitude da paz interior.

Verdades precisam ser ditas!

domingo, 28 de março de 2010

UM BEIJO TROCADO NO MAR




"Lara comentou a notícia RENATO RUSSO: A CARTA QUE NUNCA LESTES.

Comentário:
ei tem uma música que eu adoro e me descreve :"a lua de prata no céu e o brilho das estrelas no chão"!!!!cara ele era o "cara" !!!!"


UM BEIJO TROCADO NO MAR















O Mar, talvez pela sua imensidão, por ser tão unipotente e somente te ouvir sem criticar, tem o poder de curar nossas carências.

Ali, com pés descalços, caminhamos em busca do nada e do tudo.
Nessa cruzada, quase como magia, por vezes, pessoas solitárias, carentes se encontram e, sem uma explicação, beijam-se ao som das ondas.

Vem ...vão ...vem ... vão (as ondas)

Não há cobranças...

Como é bom o mar servir de cura a corações solitários!

Na há vergonha quando as ondas assistem ao espetáculo de dois pares estranhos se beijarem apenas expulsando carências, se banhando em riso, esgotando dias e dias de abismo conhecido apenas por almas em solidão.

Escureceu?

É! ... o dia cedeu lugar ao luar.

Não importa... não retornes às carências ... absorvas apenas os efeitos desse beijo trocado no mar, exatamente como as ondas: vem... vão ... vem ... vão e continuam belas.

Uma Crônica em homenagem a Lara Kelly - dihittiana

sábado, 27 de março de 2010

A ARTE DE SUSSURRAR








Nossas casas deveriam ter sempre a porta da entrada enfeitada com bonequinhas, flores, arranjos, identificando um lar feliz.

Vê-se muito placas alusivas a um estado de espírito que convida a viver nessa constância:

"Aqui mora a felicidade"
"Seja Bem Vindo"
"Sorria, você está sendo filmado"

Não é à toa que surgiram decorações assim.

Por certo se apertares a campaínha de uma residência, onde já sinalize à porta de entrada momentos aprazíveis, quase cem por cento dessa visita resultará gratificante.

Deveríamos ornamentar mais nossos lares com esses enfeites de amor e sussurrarmos com frequência melodias nas conversas diárias. Deixar lá fora a voz exaltada... os gritos de incompreensão ... a ausência do enamoramento.

Entoar murmúrios suaves aos ouvidos de quem amamos pode significar o retorno ao doce encantamento entre parceiros.

Sussurrar precisaria ser a tonica de casais que não querem se perder na frieza e indiferença do cotidiano.

Subir as escadas enfeitadas de guirlandas, quadros floridos, bonequinhas mimosas até chegar a porta do quarto do casal. Alí, todas as noites, seria muito bom ouvir sussurros de amor, de insinuações, de sensualidade aflorando cálidas madrugadas.








Hotel das Hortências - Gramado/RS









Quem sabe começamos nessa noite?



















Quem sabe é nesse sábado de descanso que tua voz, finalmente, soará como um cântico, igual ao tom iniciado no namoro apaixonantemente fiel aos sentimentos de ambos.

Aproxime-se, meu amor... quero hoje meus lábios encostados aos teus ouvidos... sedutoramente sussurrando palavras do amor que te dedico.





quinta-feira, 25 de março de 2010

A MÃO AMIGA












A Copa do Mundo FIFA de 2010 é a 19º edição do evento e ocorrerá pela primeira vez no Continente Africano tendo como anfitriã a África do Sul.


"Quando o envelope foi aberto e está África do Sul, acho que foi quase uma segunda libertação para a gente", disse Jordaan. "Foi um momento de enorme alegria." (com Barry Moody)












We are the World (Nós Somos o Mundo)

Chega um momento, quando ouvimos uma certa chamada
Quando o mundo tem que vir junto como um só
Há pessoas morrendo
E está na hora de dar uma mão a vida
O maior presente de todos

Nós não podemos continuar fingindo todos os dias
Que alguém, em algum lugar irá mudar
Todos nós somos parte da grande família de Deus
É a verdade
Você sabe que o amor é tudo que nós precisamos

Refrão:
Nós somos o mundo, nós somos as crianças
Nós que fazemos um dia mais brilhante
Assim comecemos nos dedicando
Há uma escolha que nós estamos fazendo
Nós estamos salvando nossas próprias vidas
É verdade que nós faremos um dia melhor, só você e eu

Lhes envie seu coração assim eles saberão que alguém se preocupa
E as vidas deles serão mais fortes e independentes
Como Deus nos mostrou transformando pedras em pão
E por isso todos nós temos que dar uma mão amiga

refrão

Quando você está acabado, e não aparece nenhuma esperança
Mas se você acredita que não há nenhum modo que nos faça cair
Nos deixa perceber que uma mudança só pode vir
Quando nós nos levantamos junto como um só

Refrão (quatro vezes)

A MAIOR PROVA DE QUE COM AMOR TUDO SE CONSTROI!

"DEIXE SEU EGO NA PORTA"

A história dessa música - março de 1985 - retirada do google):

Harry Belafonte queria fazer algo para ajudar os africanos, depois de assistir ao filme na T.V. sobre um médico australiano que trabalhava na Etiópia, cuidando da inanição de uma criança e cercada por milhares de outras. Harry telefonou para Ken Kragen, um empresário da área musical. Kragen sugeriu fazer uma gravação similar a feita pelos artistas britânicos em 1984 (“Do They Know It’s Christmas?”).

Kragen trabalhou dia e noite para juntar alguns dos mais importantes artistas da indústria fonográfica, incluindo Quincy Jones para produzir a gravação bem como Michael Jackson e Lionel Ritchie para compor a canção. Ele conseguiu isso tudo em apenas 28 dias!

Então, Harry Belafonte, Ken Kragen, Michael Jackson, Lionel Ritchie, Quincy Jones e Kenny Rogers criaram uma fundação sem fins lucrativos com sede na Califórnia chamada United Support of Artists for Africa (Usa For Africa). 90% do dinheiro arrecadado foi para a África e 10% foi usado para ajudar os famintos e sem-teto dos EUA.
“Ken Kragen, que formulou o projeto com Quincy Jones, me telefonou e explicou tudo, dizendo que Lionel e Michael Jackson já tinham escrito a canção, e perguntou se eu queria fazer parte disso. Então, ‘Sim, com certeza’, e foi formidável. Recebi um telefonema para me apresentar as 19:30 ou 20:00, e todos artistas que chegavam ao estúdio de gravação davam de cara com uma placa na porta escrita por Quincy Jones com os dizeres: ‘Deixe seu ego na porta’. E com o tempo passando, a noite foi se tornando mágica.” – Kim confessou a Ken Paulson em uma entrevista de 2003.
28 de janeiro de 1985 – Uma vez a canção escrita e todos os artistas presentes aos estúdios da A&M studios, Quincy Jones fez o coral cantar primeiramente, e depois partiu para os solos.

Kim cantou a última linha da letra: “when we stand together as one”.

“Acho que o momento mais maravilhoso foi, entre as gravações, quando fizemos um pequeno intervalo, e todos começaram a trocar autógrafos em suas partituras, e foi formidável. Aquela foi realmente um noite memorável e maravilhosa”. – Kim revelou a Ken Paulson.

Existia uma atmosfera familiar no ar. Kim havia gravado o segundo disco da sua carreira pelo selo A&M em 1975. Ela estava vivendo seus sonhos lúcidos. Alguns de seus primeiros ídolos estavam lá: Bob Dylan e Smokey Robinson. Antes desse evento Kim já tinha trabalhado com os seguintes colegas: Tina Turner, Dionne Warwick, Lindsey Buckingham, Kenny Rogers e James Ingram.

Alguns músicos como David Paich , Steve Porcaro (ambos do grupo Toto) e Paulinho da Costa participaram do projeto também. A sessão de gravação levou 12 horas!

“Todos estavam graciosos e fizeram um grande trabalho, você sabe. O tempo passava , o sol raiava, e ninguém estava cansado, isto é, existia muita energia naquela sala .” – Sra. Carnes admitiu para Ken Paulson.

O álbum (LP e cassete) também incluíram 9 inéditas interpretadas por Chicago, Huey Lewis & The News, Steve Perry, The Pointer Sisters, Prince & The Revolution, Kenny Rogers, Bruce Springsteen & The E Street Band, Tina Turner e Northern Lights (formado por alguns cantores canadenses como Bryan Adams, Joni Mitchell e Anne Murray).

07 de março de 1985 – O compacto “We Are The World” estreiou nas paradas da Billboard Hot 100 na 21a. posição e atingiu o primeiro lugar no dia 13 de abril nos EUA, permanecendo nessa posição por 4 semanas. A canção vendeu 7.5 milhões de cópias nos EUA e o álbum vendeu mais de 3 milhões de cópias.
O projeto “We Are The World” (compacto, álbum, vídeo, mercadização) levantou em torno de 64 milhões de dólares, segundo o site oficial de Ken Kragen.

“We Are The World” também ganhou 3 prêmios Grammy Awards em 1986 nas seguintes categorias: “Disco do Ano”, “Melhor Grupo Vocal” e “Melhor Vídeo Curta Metragem”.

Depois de 1985 Kim Carnes tem participado de diversos eventos de caridade: “Carols By Candlelight”, “Children Advocacy’s Fall Event”, “Alive Hospice Benefit In The Round”, “Children’s Advocacy Center Of Hamilton County”, “Sister Starry Nights Benefit Concert Series”, etc. Em 1996 Sra. Carnes participou do coro do “Country Music’s Quest For A Cure” – cantando a canção “Hope”.

Assim aí está o encontro com a superação.
Darmo-nos às mãos - que significado tem essa frase em nossas vidas, meus amigos!

Que nosso dia a dia aprenda um pouco com a ÁFRICA DO SUL, hoje orgulhosamente sendo anfitriã da COPA DO MUNDO 2010.

Parabéns aos HOMENS DE BOA VONTADE...
SOMENTE ESSES SERÃO VENCEDORES!

Maria Souza - breve Maria Marçal

terça-feira, 23 de março de 2010

ABRIR O BAÚ



Existem dias em que, mesmo estando de bem com a vida, as recordações fazem-nos abrir "baús"...

Esses momentos são unicamente nossos.

Situações vividas que seu companheiro(a), seu amor ou a pessoa mais amiga que tenhas não saberão como adentrar.

Tem dias que não se quer companhia na intimidade das recordações.

É bom que tenhamos esses campos floridos do passado, onde somente a gente pise. É quase um adubo para crescermos mais serenos, menos amargos pelas "ausências findas" sejam elas de amores ou de estilo de vida encerrado.

Abrir o baú... Retirar poeiras que se criaram porque nunca mais chegamos lá para limpar ...

E que grande erro esse que cometemos: deixar a poeira se assentar...

Deveríamos é abrir com frequência essas "recordações do passado" e assim irmos acostumando em vê-las ali cada dia mais distante daquilo que julgamos ser felicidade. Olhá-la como estranha.

Encarar de frente...enfrentar o que nos angustia e aprisiona ainda é a melhor forma de reagir e ser, com página nova, feliz.

Gostei de abrir meu baú hoje...

Não sabia que estava precisando de limpeza.

Agora posso seguir novamente... embrulhei as recordações e guardei-as novamente no baú, mas antes limpei-as ... merecidamente, limpei-as.


Maria Souza - brevemente Maria Marçal

domingo, 21 de março de 2010

CASANDO COM A LUA







POST: DUAS VISÕES

Adorada Denize diz:

Comentário:
"Tu és especialista na arte de trazer alegria para as pessoas, Maria! Imagino que não deve ser fácil alguém conseguir ficar mau-humorado perto de ti. O sorriso às vezes pode esconder lágrimas não derramadas, e ainda assim é sempre bem-vindo! Sorrir é uma bela maneira de vencer a tristeza.

Quanto ao Roberto, minha mãe já me perguntou se eu não quero trocar pelo Nelson Gonçalves. Já que ela é obrigada a me ouvir cantar todos os dias, quer que eu varie um pouco. Acho que estou exagerando nos ensaios...rs. Bjs"

ASSIM me veio fulminante as músicas do Nelson Gonçalves. Tinha toda coletânia (não ficou comigo) desse Deus da boemia.

Mas, de todas, a mais linda ... a mais bela dor de amor intitulada
DEUSA DO ASFALTO, onde fala de um amor no pedestal que por obra do destino foi substituído por uma LUA...UM VIOLÃO!

Que linda é essa melodia...que linda....

Obrigada Denize por me trazer essa obra prima de Nelson Gonçalves que, como ninguém, sabia expressar tudo que amores intensos provocam em corações apaixonados.

Avisa tua mãe que ela está certíssima! rsrsr


sábado, 20 de março de 2010

AMOR FANTASIA













O Homem é um Ser enigmático no tocante as suas paixões.

Parece que tudo aquilo que vem da fantasia, do proibido, do secreto, da ilusão, de sonhos mirabulantes tem mais espaço em suas buscas amorosas.

Não deveria ser assim se alimentando de lendas.

O Conto de Alice e Santiago da dihittiana Kitmell (Valéria) é exemplo vivo do amor fantasia ...aquele que surge da atração física, de ímpetos, que se abstrai no prazer. Relações assim são doloridas. Não considero saudável amar dessa maneira.

O amor precisa encontrar chão... mergulhar na serenidade, compartilhar soluções ... ser transparente.

Por isso que, para mim, SÓ NÓS DOIS tem estrada curta.

Sentimentos que se aprisionam somente entre dois amantes deixam de ter luz, sol, porque as pessoas para serem felizes numa relação necessitam escancarar felicidade aos amigos, aos familiares, quase ao mundo.

Quando é preciso fantasiar o amor, protegê-lo em demasia, se descobre mais adiante que esse nunca existiu.

O amor verdadeiro convive com a realidade. Não marca encontros clandestinos...

O amor verdadeiro usa da fantasia apenas em noites de festas.

Sua beleza está no dia seguinte: docemente abraçados na sinceridade do gostar.


SICREDI JUSTIÇA RECEBE COM CHAMPAGNE SEUS CLIENTES









Um brinde entre Sicredi e correntistas


Esse meu documentário sobre a COOPERATIVA SICREDI JUSTIÇA é informal, sem pretensões pessoais, visando apenas fazer justiça ao atendimento seleto que nos presta como instituição bancária.

Tivemos a opção de migrar a folha de pagamento do TJ-RS para essa Cooperativa, o que foi um avanço do Judiciário já que deixamos de ficar atrelados apenas a um Banco, no caso o Banrisul.

Fomos, desde o primeiro dia como correntista, recebidos com dignidade, com respeito e não há distinção no trato para "pobres ou ricos". Isso é o que mais me encanta nessa agência Sicredi Justiça.

O Presidente da Cooperativa, bem como sua gerente-geral circulam amistosamente conosco, seus clientes. Isso nunca aconteceu no Banrisul em 20 anos de conta corrente.

São pequenos gestos que acabam por nos afeiçoar tanto à pessoas quanto empresas e/ou instituições que mantemos vínculos seja por um telefonema aceito com delicadeza, na busca por solução rápida ao que te angustia, pacotes de benefícios que não nos sangram, enfim, o SICREDI JUSTIÇA veio para servir os servidores do Judiciário. Suas taxas de crédito são justas, o que nos propicia melhoria na qualidade de vida.

No meu entendimento, assim deveriam agir instituições bancárias com seus correntistas. Dar e não tirar abusivamente...não discriminar pelo teu poder aquisitivo ... ser solidário ao teu problema ...

Nessa linha, para minha surpresa, recebi o convite para nos integrar a uma proposta linda: COMEMORARMOS com a COOPERATIVA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

Agendei meu dia (para todos servidores da Justiça) e lá fui sendo recebida pela Sandra Becker (Gerente-Geral) e por Pedrita da Silva (minha chefe de Carteira).

Com uma mesa farta de quitutes, fizemos um brinde com champagne e, após breve explanação dos produtos da Cooperativa ao nosso dispor, fui encaminhada para uma maravilhosa massagem relaxante.

Agora pergunto: que Banco chama você para esse carinho como cliente?
Desconheço.

Assim que necessito fazer JUSTIÇA a essa bela Cooperativa Sicredi Justiça, a qual estou incorporada como servidora e cliente.

Abaixo mais um registro desses momentos gratificantes que tive a oportunidade de ser agraciada em razão da Semana da Mulher.


Aqui com a gerente Sandra (ao meu lado) e a Pedrita (primeira à direita)



Parabéns SICREDI JUSTIÇA!

Parabéns meu CEJUS (Centro de Funcionários do Tribunal de Justiça)- nosso canal de acesso ao Sicredi!

Parabéns ao Tribunal de Justiça do Estado que nos abriu uma porta para dias melhores.

Maria Souza
Membro da Cooperativa Sicredi Justiça

sexta-feira, 19 de março de 2010

O PODER DOS "IS"




I, de Iraque (guerra velada); I, de Israel (permanente conflito); I, de ignorância

"Todos paises estão em guerra com outros paises para manter a hegemonia patriótica. Existem guerras de várias formas, desde a guerra de inteligência, a guerra de narcotráficos, a guerra de comércio, a guerra de poder entre os povos e outros tipos de guerra para evitar a destrição do planeta Terra. Mas as que destroem mais são os que detém mais poder de destruição para reconstruir após as guerras
sangrentas." (retirado do google - Olivieira)



Por que vivemos em guerra?
Por que se busca tanto a paz entre os Homens e cada vez mais os seres humanos são treinados para o ódio, para ignorância que massacra famílias, bombardeia não apenas prédios, casas... trazem consigo a força da prepotência, miseravelmente destruidora.

Que dizer de um soldado enviado em "Missão de Paz", acompanhado de bombas, canhões, armas poderosas e uniformes feitos para esconder rostos prontos para matar?

Quando vejo sair daqui do Brasil soldados que deixam seu lares em lágrimas, filhos chorando, é de cortar o coração. Domina-me uma revolta, porque quem os manda está confortavelmente sentado numa poltrona ditando ordens:

- Vá, meu Irmão! Vá nos representar na luta pelo bem da Pátria!
- Luta pelo bem.

Que ironia... que ignorância ... que infelicidade dar a vida por gente dessa índole.

E cá estamos nós, lendo notícias sobre mísseis, armamentos ... de países em guerra e tudo passa como uma doença leprosa perante nossos olhos, visto querermos aplaudir ou chorar à distância com o destino desses Irmãos ardilosamente ordenados para representar a PAZ.

Quem sabe um dia, distante ainda, essas armas inventadas por tiranos e prepotentes se transformem, como mágica, em pombas da paz de verdade: sem grades, sem sangue, sem
lágrimas de Irmãos mortos.

Sonho com esse dia, meu Irmão leitor.
Deus há de achar o caminho.

Essa música retrata uma estrada de luz, onde somos TODOS IRMÃOS guiados por Deus:



Maria Souza

quinta-feira, 18 de março de 2010

BALANÇADOS PELA SAUDADE







Tem dias em que somos balançados pela saudade...








Saudade é um sentimento que vem como uma chuva, mas diferentemente de tormentas, chega de mansinho ... pede passagem ao sol, as nuvens de algodão e vem molhando a alma, encharcando recordações!


É bom sentir saudade de
- tempos vividos na adolescência;
- dos Beatles;
- dos beijos escondidos;
- do primeiro emprego;
- dos amigos que tomaram outro rumo;
- daqueles que eram crianças conosco e hoje carregam seus filhos aos parques;
- do amor que marcou tua vida;
- de pais, avós, biscoitinhos de maizena, fogão à lenha!

Nesses dias o álbum de fotografias tem um valor incomensurável.

Deveríamos dar uma paradinha para olhar o álbum de nossa trajetória, tomando um bom vinho, escutando uma música ou mesmo deitados no sofá... completamente entregues às lembranças!

A chuva tem o dom de mexer com o coração das pessoas...

Chuva rega plantas de compreensão nos fazendo perceber o quanto é limitado e rápido nosso tempo de bem viver...de construir ... de se sentir inteiro e completo.

Oh! chuva ...chuva .... como é bom recordar através de teus olhos!

No meu álbum de SAUDADES estão anos de vida que somente eu escolhi trilhar:































































































De cima para baixo:

- despedida de 20 anos presidência eleições
- minhas inumeráveis viagens (o que mais gosto na vida!)
- Jussara, Jane e Jaci: minhas três J do coração
- Ana e Roberto - agora morando no Peru
- filha com suas adoráveis amigas (eterna "tia" dessas meninas)
- encontro em SP com os dihittianos - o máximo
- colegas de trabalho na despedida do curso que coordenei
- o sempre Meu Rei: Julio Iglesias
- meus primos americanos, Irene e Roberto e o Carlos-Crissiuma-SC
- Roger (Boston) e Armando (SP) - sempre meus amigos (todas as horas)
- minha doce e querida Leuza - agora no céu
- meu primeiro Conto em Livro
- Irma - essa Carioca da Gema hoje em Fortaleza
- as sempre presentes amigonas do peito.


Bem vinda, SAUDADE BOA!


UMA NOITE INESQUECÍVEL



Sou frequentadora do StudioClio, uma espécie de "centro histórico/cultural" que temos aqui em Porto Alegre.

Dentre as inúmeras programações voltadas a quem deseja atualização, informação e história sobre o "Mundo" e dos "Homens do Mundo", está inserido, com sucesso absoluto, o programa Encontros com o Professor dirigido pelo Jornalista e Escritor Ruy Carlos Ostermann, figura maravilhosa, de uma simpatia ímpar com seus admiradores.

Nesses Encontros precisamos chegar cedo para obtermos lugar, porque o Ruy é daquelas pessoas cativantes que atrai seguidores de carteirinha.

Nesse dia 16 de março foi a vez de Mino Carta:





Sou fã desse homem culto, elegante, falante como todo jornalista de expressão o é.


Suas palavras chegam aos nossos ouvidos como ensinamentos e num silêncio extremo absorvemos suas diretas e indiretas sobre política e jornalismo, dado sua experiência e articulação nesses dois polos minados nacionais.

Vejo-o como um Ser crítico, quase não gesticulando ao falar como imaginaríamos face sua origem italiana.

Mino Carta ilumina e refaz conceitos embasados na realidade desse País tão cheio de diferenças, mas que sob sua ótica tem futuro garantido, face as riquezas naturais ora privilegiadamente extraídas desse berço verde e amarelo.

Pertence, para minha surpresa, aos quase 80% dos brasileiros que tem admiração pelo Presidente Lula, considerando-o um Estadista e/ou o Homem ideal para um Brasil vencedor. Quem sabe não estou enganada? ... se me guiar pelo dito nessa palestra por Mino, com certeza, terei que rever muita coisa.

Foi uma noite formidável em que enriqueci minha alma de saber com esses dois ícones da comunicação: Mino Carta e Ruy Ostermann.



Aqui com Ruy Ostermann, Ex-Governador Olívio Dutra e Mino Carta

Finalizo com uma biografia desses dois brilhantes Jornalistas:

Mino Carta:

Carta criou e dirigiu publicações que fizeram – e ainda fazem – história na imprensa brasileira, como a revista Quatro Rodas (de 1960 a 1964), o Jornal da Tarde (de 1966 a 1968), as revistas Veja (1968 a 1976), IstoÉ (1976 a 1981), e Carta Capital (desde 1994), da qual ainda é diretor de redação. Em novembro de 2006, recebeu o prêmio de Jornalista Brasileiro de Maior Destaque no Ano, da Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE).

Além de jornalista, Carta também é autor de livros como O Castelo de Âmbar, Histórias da Mooca, com as bençãos de San Gennaro, A Sombra do Silêncio e Crônicas da Mooca, com as bençãos de San Gennaro.



Ruy Carlos Ostermann:




Obrigada por esse acréscimo na minha bagagem cultural.
Devo-lhes uma.

Maria Souza - Porto Alegre - RS

terça-feira, 9 de março de 2010

TROCAR O NOME: QUE DECISÃO DIFÍCIL!

Vamos conversar novamente, meu Blog?

Dizem que Blogs são afeitos a diálogos em segredo.
Que se parecem com diários e vejo tantos e tantos assim mesmo.

No meu Maturidade Divagando dou umas enganadas.
Vou trazendo pérolas de amigos, vou executando textos que me fazem quase uma escritora e se a Academia Brasileira do Dihitt me achar de verdade, ganharei uma Cadeira cativa, porque vem desses dihittianos toda inspiração para aqui estar e produzir.

Mas hoje não venho chorar como ontem...
Hoje vim REGISTRAR no meu Blog que acordei super bem e, mais uma vez, decidida a subir degraus.

Estava há muito empurrando com a barriga a troca de meu nome...retirar esse Souza que tão mal me fez quando me separei, porque este era um marco ... um trofeu que nunca imaginei sair daquele lugar de destaque.

Mas aconteceu em 2006.

Esse Souza não me quis mais como esposa depois de 24 anos. Esse Souza que tantas alegrias me deu se transformou numa pedra sem sentimentos. Machucadamente saí dessa relação, entretanto alguma coisa em mim não me deixava pensar em mudar meu nome para o de solteira.

Talvez entendia até horas atrás que a condição de voltar a ser solteira não combina comigo. Quem sabe foi isso que nunca me libertou do sobrenome, dessa última parcela que mantenho de um casamento de anos? A aliança, essa foi mais fácil, porque veio retirada por um Juiz, numa sentença.

Mas e o nome? o nome? ...ah!, essa é uma decisão mais difícil de assumir... arrancar uma identidade presente há anos ... essa é difícil.

Necessitamos algum outro fato para desencadear reações... precisamos de ajuda para se desligar do passado. Isso aconteceu comigo nesse ano, embora não responsabilize ninguém por minhas escolhas.

Hoje esse dia chegou.
Marquei com minha advogada e lá fui eu, decidida, buscar me tornar Maria da Graça Marçal.

Que difícil, mas com que orgulho trouxe a certidão de averbação dessa separação para providenciar na Carteira de Identidade nova ou velha porque serei reconduzida ao passado, onde o ex não existia...nem pensava que um dia existiria. Só sonhava.

Esse dia de hoje, diferentemente de ontem, veio claro, com luz e pronta novamente para me conhecer na condição de divorciada com nome de solteira.

Ainda teve mais outra provação: ligar para o ex e dizer-lhe:
- Olha Jairo...precisas assinar o pedido de divórcio amanhã!

Que frase pequena e simples, mas de enorme significado! Ela me reabilita para vida!

Sim, hoje acordei encorajada, descobrindo que houve um motivo para tudo isso: outra pessoa, empurrando-me para uma estrada desconhecida, somente com uma diferença... agora essa trilha tem flores à volta!

Que bom ter chorado ontem e como disse uma doce amiga dihittiana: serve para amanhecer de rosto limpo e belo.

Como adoro isso em mim! Dou-me um tempo, mas não deixo o tempo me domar.

Daqui há oito dias não serei mais Maria Souza...conhecerei a Maria Marçal.

Deus ajude que seja feliz nessa mudança. Que me abençoe nessa nova caminhada.






Apostarei que esse novo amanhã será melhor..sem erros nem enganos.

Vou dar as mãos à vida e fazer de meu lar uma Cidade Maravilhosa.



Parabéns Maria Marçal ...soubestes se despedir com dignidade do Maria Souza.

O CEJUS NA UNIÃO GAÚCHA

No início desse ano fui convidada a pertencer ao Conselho Deliberativo do Centro dos Funcionários do Tribunal de Justiça - CEJUS, cuja Presidenta - sra. Maria Beatriz Machado se mantém atuante no trato de nossos interesses como servidores do judiciário.

Na incumbência de representar nossa Instituição na União Gaúcha, venho prestar contas do trabalho que buscamos realizar, semanalmente, na Sede da AJURIS (Associação dos Juízes do RGS).

Além de votar e participar de reuniões na Assembleia Legislativa, vejo a União Gaúcha como uma Associação forte e de prestígio junto às Instituições Públicas.


Eis os objetivos e pauta para 2010 da União Gaúcha:

A União Gaúcha foi fundada com o objetivo de unir as vozes de suas Entidades componentes na busca do respeito político aos direitos e interesses de seus representados, pela manutenção de um sistema previdenciário público de qualidade ao servidor, e na defesa da prestação de serviço público que demande bem-estar à sociedade. A entidade tem como pauta para 2010 atuar em busca de:
- Uma previdência própria pública auto-sustentável;
- A não privatização da previdência dos servidores públicos estaduais, sendo contrária ao PL 393/07;
- Contribuir para a higidez do Instituto de Previdência do Estado do RS – IPERGS,
- Contribuir definitivamente para o aprimoramento dos Serviços de assistência e prevenção à saúde dos servidores públicos deste estado;
- Qualificar e ampliar a cobertura da assistência à saúde de forma a assegurar prevenção e tratamento para todas as possibilidades de moléstias;
- Democratizar o acesso à prestação efetiva da assistência à saúde garantindo acesso de todos os segurados a todo e qualquer atendimento demandado;

A União Gaúcha também se mantém atenta a projetos de Lei que tramitam na Câmara Federal e no Senado tratando de assuntos de interesse do serviço público, como por exemplo:
1. PEC 555/06
2. PL 1992/07
3. PL 3962/08
4. PL 3299/08
5. PEC 270/08;
6. PLS 146 e PLP 466 de 2009;
7. PLP 554/10 e PLP 555/10
8. PEC 89/07

A Entidade também se mantém atenta a matérias como:
1. PRECATÓRIOS;
2. SITUAÇÃO DA PREVIDÊNCIA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL;
3. DESVINCULAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PLANO IPE-SAÚDE;
4. CUMPRIMENTO DA LEI N° 12.395;
5. DÉFCIT DA PREVIDÊNCIA

A União Gaúcha tem por característica lutar permanentemente pelo serviço público e, com esta finalidade, matem-se sempre atualizada e disposta a atuar em prol dos servidores.

Assim que se faz necessário informar à Direção do CEJUS sobre minha participação nessa importante agremiação que trata de nossos interesses.

Nessa foto alguns dos integrantes, juntamente com o Presidente da União Gaúcha, quando do início dos trabalhos para 2010.



Ainda para conhecimento repasso a informação sobre a mudança de dia das reuniões:

"Prezados Senhores

Lembro que, conforme deliberado na última reunião da União Gaúcha (em 01/03/10), as reuniões do conselho deliberativo da Entidade passarão a ocorrer nas QUARTAS-FEIRAS, às 9h30min. As pautas e atas serão encaminhadas as segundas-feiras.

Dessa forma, a próxima reunião da União Gaúcha será dia 10/03, às 9h30min, na sala de reuniões da sede administrativa da AJURIS (5° andar). A pauta e a ata da reunião anterior serão enviadas na segunda-feira, dia 08/03.

A Coordenação Executiva ressalta a importância da participação de todos nas reuniões.
Atenciosamente,Franciele Klock,
Secretaria da União Gaúcha."




Maria da Graça M. Souza
Funcionária aposentada do TJ-RS
Membro do Conselho Deliberativo do CEJUS

À FLOR DA PELE

Tem esses dias, como agora, na madrugada com muitos amigos dihittianos, que bebemos demais:

- bebemos dores;

- sorvemos saudades, lembranças;

- entorpecemos de carinhos e afetos dessa gente fantástica que chega limpando o terreno árido.

Mas todos nós, de alguma forma, nos cumprimentamos.

Como é bom ser cumprimentado... não ficarmos sós nesse mundo cheio de cobranças.

Hoje me vejo com a sensibilidade atingida com a arma das lágrimas e o melhor é deixar cair...lentamente descer meu rosto até aterrizar no jardim de minha vida e fortificar o plantio feito à duras penas.

Vou deixar essa emotividade entrar...

Fiques por aqui... me toques ... me acalentes porque só assim melhorarei no amanhecer.

À flor da pele... todos nós temos esses instantes de libertação de sentimentos armazenados.

Não é ruim esse sentir.. ao contrário é um momento de equilíbrio emocional onde detectamos excessos que nos sobrecarregam.


Amanhã passa ... amanhã esqueço de lembrar.



Maria Souza divagando na maturidade

segunda-feira, 8 de março de 2010

O TAPETE VERMELHO DE ELISA DA CUNHA



Elisa Domingues da Cunha
Sou alguém que ama a família,os amigos e vou ver as promessas de Deus se cumprirem em minha vida.




Meu Blog!

Preciso, urgentemente, incluir essa homenagem que me fez a doce ELISA.
Cheguei agora no Dihitt e vejo esse recado:

"http://dihitt.com.br/noticia/08-de-marco
Fiz uma brincadeira com 3 mulheres que eu admiro aqui no diHITT.Espero que elas não briguem comigo...hehehe
As outras(se gostarem da brincadeira)eu prometo fazer uma montagem fotográfica com elas também.
Parabéns pelo nosso dia!"

A brincadeira, meu amado Blog Maturidade Divagando, é eu acompanhada de minhas amigas: Sonia, Regina e Elisa, completamente belas nesse Dia da Mulher.








Como poderei agradecer a Elisa por essa felicidade que me trouxe e que só estou vendo às 19:10 horas, pois saí o dia todo hoje?




Pessoas como a Elisa, que nos fazem homenagens assim, merecem UM TAPETE VERMELHO para pisar, onde as levem à felicidade, à realização de seus sonhos, a permanência de amizades sinceras que as confortem quando lhes faltar força para prosseguir.

Vamos servir amizade à Elisa, meu Blog!

Elisa, minha doce amiga gaúcha, que feliz estou!!
Muito...demais!

Amei e ficamos maravilhosas!

Deus, é certo, não permite que fiquemos muito tempo nos sentindo sem esperança...
Tem esse momento em que Ele nos vê e faz milagres de renovação.

Parabéns por esse novo dom que acabas de alavancar.

Beijos agradecidos,

Maria Souza

domingo, 7 de março de 2010

NA QUIETUDE DOS SONHOS



Sonhos são assim mesmo: entranham na intimidade dos pensamentos, dando-lhes consistência.

Alí só visualizamos esperanças... procuramos incansavelmente detectar um arco-iris com letras garrafais, cujas iniciais se identificam com endereços de amores correspondidos ou não.

Ah!, como é bom sonharmos...

Como é importante deixar o coração fluir por correntes de paixão, indiferente a idade de seus protagonistas.

Sonhar não nos permite ruborizar. É inimigo do "habitual".

Talvez um campo florido seja o melhor lugar para direcionarmos essa doce parte do cérebro, onde inexistem obstáculos, barreiras instranspuníveis acobertadas pela insegurança ou musgos criados pela rotina.

Sonhos e arco-iris, que dupla aparentemente inatingível e bela!

Quem sabe um dia ... quem sabe um dia a força do pensamento seja tão intensa que os alcancemos, saboreando, por fim, aqueles doces pecados com cobertura de marshmallow.

Quem sabe se concretizem histórias bonitas, quando sairmos a procurar esse arco-iris cheirando realidade...

Vou ficar sonhando com esse encontro em êxtase na quietude de meus pensamentos.

Olha lá!!!... os girassóis já se afiguram, olhando para o sol em busca de luz.




Maravilhoso!


- Espere por mim, campo florido... estou chegando... estou chegando.


Maria Souza - Porto Alegre - RS

Belíssima música que nos acompanha na busca do arco-iris:

sábado, 6 de março de 2010

PESSOAS GIGANTES


(Nós escolhemos a estrada)

Certa vez recebi uma mensagem de final de ano em que fui incluída como Pessoa Gigante.

O texto falava assim:

"Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida,
quando busca alternativas para o seu crescimento,
quando sonha junto com você.
E, pequena, quando desvia do assunto.

Uma pessoa é grande quando perdoa,
quando compreende,
quando se coloca no lugar do outro,
quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo
com o que espera de si mesma.

É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se
encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de
centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.

Uma pessoa é única ao estender a mão e, ao recolhê-la, inesperadamente
se torna mais uma."

Assim a Claudia (amiga que me deu essa mensagem) havia me dito, na ocasião, que continuasse sempre a Pessoa Gigante que era naquele final de ano de 2005, eu creio.

Se fizermos uma reflexão sobre esses preceitos descobriremos se somos ou não
gigantes ... se queremos ou não sermos gigantes aos olhos de nossos amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Ainda não me considero Gigante, porque tenho defeitos, muito embora procure
mais do que nunca diminuir seu peso sobre mim.

Talvez a gente se torne Gigante em determinados momentos de nossa caminhada por fazer o bem...por induzir alguém a melhorar ... por perdoar na hora certa... por sermos humildes e/ou buscarmos aceitarmo-nos como somos.

Talvez....

Muitas Pessoas são Gigantes para mim.

Tanto aqui em Porto Alegre, na família ou nesse site maravilhoso que é o Dihitt me deparo com elas diariamente.

Mas, no meu caso, resta um chão ainda a percorrer para me tornar Gigante comigo mesma.

Preciso trabalhar mais minha autoestima, meus comprometimentos com o outrem.
Buscar escapar menos das decisões.

No entanto, é importante, nesse sábado de sol aqui no Rio Grande, ter encontrado essa mensagem. Ela me leva a reorganizar meus pensamentos, reeducar algumas posições, objetivando ser uma criatura melhor ou, quem sabe, uma Pessoa Gigante.

Maria Souza